Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

VOLUNTÁRIOS LEVAM CÃES PARA ALEGRAR LAR DE IDOSOS


Publicado em 09/07/2019

            Quem tem um cãozinho de estimação em casa sabe muito bem o quanto eles fazem diferença na nossa vida. E não se trata apenas de uma questão subjetiva. Já está comprovado cientificamente que o carinho dos pets faz um enorme bem para a saúde dos humanos. A Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia, é um tratamento auxiliar para diversos tipos de doenças e comprovadamente desencadeadora de bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva em pacientes psiquiátricos, hospitalizados e idosos moradores em instituições. Nesse tratamento, o animal é o principal agente da terapia, que funciona como ponte de ligação entre o tratamento e o paciente. Na nossa capital, um trabalho que vem ganhando destaque nesta área é o do "Patas do Amor". Um grupo de voluntários, juntamente com seus cães, leva momentos de interação, lazer, distração, motivação a moradores de lares de idosos.

            O Patas do Amor teve início em outubro de 2016 sob a coordenação da bióloga, especialista em comportamento animal e adestradora de cães, Letícia Martins. Letícia tinha o desejo de conciliar sua atividade profissional com um projeto social em que pudesse levar amor, diversão e carinho aos mais necessitados, juntamente com outros voluntários e tutores. "As visitas aos lares de idosos são  sempre muito prazerosas,  tanto para os tutores quanto para os cães.  Os idosos em geral são muito receptivos e gostam de tocar e acariciar os cães". 

            De acordo com Letícia, os cuidadores dos lares revelam que as visitas deixam os idosos mais felizes. É um momento em que podem se distrair um pouco e se sentem mais motivados a fazerem as atividades do dia da visita.  "Para nós é gratificante poder dar um pouco de atenção para as pessoas. Muitos agradecem nossa visita e até perguntam quando vamos voltar. Infelizmente não temos certeza se ao voltar vamos rever os mesmos idosos. Temos que saber lidar com isso, pois pode acontecer de um ou outro falecer, ou ser transferido para outra instituição. Isto nos faz desejar que cada visita seja especial e única". 

            Os cães que participam do projeto são selecionados por meio de um protocolo comportamental. Precisam ter o perfil adequado para ser um "cãoterapeuta". Devem ser bem socializados tantos com as pessoas quanto com os outros cães do grupo para evitar atritos. "Precisamos nos preparar para  que tudo corra tranquilamente. Cada tutor é orientado a observar seu cão durante as atividades. Além disso, temos duas adestradoras no grupo, que sempre acompanham as visitas e monitoram o comportamento dos animais. Caso algum cachorro apresente um comportamento indesejado, o tutor é comunicado e as adestradoras pedem para o mesmo se retirar com o cão para que não haja nenhuma intercorrência", explica a também coordenadora do Patas do Amor, Marli Resende. 

As visitas 

            As visitas do Patas do Amor acontecem, geralmente, uma vez por mês nos fins de semana. Nos meses pares no Lar Dona Paula, no bairro Padre Eustáquio, e nos meses ímpares, no Lar Emanuel, localizado no Barreiro.

            Para fazer parte do grupo é preciso realizar um teste comportamental do cão. Caso ele seja aprovado, o tutor é convidado a ir em uma visita teste para avaliação. Pessoas que não possuem cães com perfil adequado também podem fazer parte do grupo sendo voluntários sem os animais. "Também não admitimos cães de raças que podem causar medo nos assistidos, mesmo que sejam extremamente dóceis, como pit bulls e rottweilers, além de raças que têm históricos de agressividade  como chow chow e akita, e que não demonstram sinais de apaziguamento - linguagem corporal canina que demonstra algum desconforto ou sinal de incômodo para uma possível reação agressiva", orienta Letícia.

            Atualmente, o Patas do Amor conta com 24 voluntários e 12 cães. Os integrantes do grupo ainda levam doações de acordo com a necessidade da instituição assistida. Para isso, fazem campanhas de arrecadação, mobilizando amigos, parentes e a comunidade para doar itens específicos aos que precisam. Em datas festivas (Páscoa, festa junina, dia das crianças e Natal) visitam o Lar Efatá, um orfanato para meninas de 0 a 12 anos localizado no bairro Petrolândia, em Contagem.

            Se você tem um cãozinho muito simpático e deseja fazer parte deste lindo trabalho, basta entrar em contato via direct no @patasdoamor.  

 

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880