Belo Horizonte, sexta-feira, 19 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

VOLUNTÁRIOS DO BURITIS LEVAM COMIDA E AMOR A QUEM TEM FOME


Publicado em 13/03/2019

          Um grupo de voluntários do Buritis tem feito a diferença na vida de muita gente que necessita. O grupo “Mãos de Clara” foi criado em agosto do ano passado e, de lá pra cá, já realizou diversas ações sociais junto a pessoas carentes, especialmente moradores de rua, que recebem deliciosas marmitas preparadas pelas próprias mãos dos voluntários.

         O Mãos de Clara nasceu após a realização de um chá beneficente da Igreja de Santa Clara de Assis, no Buritis. Estruturado para atender um público de 400 pessoas, em torno de 300 compareceram ao evento. Diante daquela grande quantidade de comida que não foi consumida, quatro mulheres que faziam parte da organização deram a ideia de doá-la a moradores de rua.

         Sem medo, elas pegaram seus carros, colocaram a comida no porta-malas e foram às ruas do centro da capital. A emoção ao ver como aquela simples ação fazia diferença na vida daquelas pessoas fez com que elas se interessassem em fazer tudo aquilo de novo. “A partir daí decidimos criar o grupo. Falamos como amigos e criamos um grupo no Whatsapp. Começamos com quatro mulheres, hoje somos mais de 150 pessoas participando de alguma forma, seja com doaçõe, ou mesmo com trabalho”, explica Rosa Percope, coordenadora e funcionária da paróquia.

          Uma vez por mês o grupo sai às ruas de Belo Horizonte e distribui as marmitas. Pessoas que vivem embaixo dos viadutos são o público principal. Para a personal trainner Jeane Mondin, mais do que a comida, o afeto que é passado a estas pessoas carentes é o maior alimento que elas necessitam. “A gente sabe que a maioria ali é de pessoas alcoólatras ou drogadas. Muitas vezes não sentem falta da comida. A gente estar ali, os servindo, entregando a marmita e o suco em suas mãos, fazemos uns mimos como doces, enquanto a maioria não tem coragem de olhar para eles, os deixam muito comovidos. Eles dizem que tem gente que chega, deixa uma caixa de comida lá no chão e sai. Quando mostramos a eles que não os vemos como um estorvo da sociedade, ficam emocionados”.

Outras ações

          Com o crescimento rápido do grupo, outras ações sociais foram planejadas. Asilos receberam fraldas geriátricas, creches ganharam brinquedos, moradores de cidades como Sabará e Brumadinho, que passaram por graves problemas recentemente, receberam donativos. “O sucesso do nosso grupo é bem simples. Não aceitamos dinheiro, ajuda quem quer, quando quer e se quiser. Ninguém aqui será julgado” ressalta a aposentada Luciana Álvares. “Muita gente diz que estamos fazendo um bem enorme para essas pessoas, mas, para falar a verdade, acho que os grandes beneficiários somos nós”, diz a aposentada Maria de Lourdes.

           Quem ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o trabalho do grupo “Mãos de Clara” basta entrar em contato com Rosa Percope, por meio do telefone 3378-7120.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880