Belo Horizonte, domingo, 25 DE agosto DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

VOLTA ÀS AULAS COM SEGURANÇA NO TRÂNSITO


            As férias escolares chegaram ao fim e a rotina vai voltando ao normal o que, para muitos, significa ter que enfrentar novamente as longas filas de veículos. Nos primeiros dias da volta às aulas, a BHTrans estará com mais agentes nas ruas para contribuir com a maior agilidade no trânsito e orientar os pais/motoristas quanto à forma de se comportarem ao deixar e buscar seus filhos nas escolas.

            Técnico da Gerência de Educação para a Mobilidade, Jeferson Meireles explica que o trabalho da BHTrans visa priorizar três situações: segurança, acessibilidade e fluidez.

            No que diz respeito à segurança, os pais, bem como os motoristas de vans escoares, devem fazer o embarque/desembarque das crianças próximo às calçadas. É mais seguro e não atrapalha os outros motoristas. "Tem que estar atento até mesmo com o lado que a criança vai descer. Muitos pais, às vezes, não se atentam que ele parou próximo à calçada mas o filho desceu pela porta que dá para a rua e o risco de acidente é muito grande". Além disso, o motorista deve respeitar a faixa de pedestre, reduzir a velocidade próximo às escolas e estar usando o cinto de segurança. "São situações básicas, mas que devemos sempre ressaltar".

            Em relação à fluidez do trânsito, o grande inimigo são as filas duplas. Por mais que a pressa esteja presente, o mais seguro e gentil é não parar em fila dupla. Estacione o carro em um lugar mais distante se for preciso, ou saia mais cedo de casa para não correr o risco de chegar atrasado ao trabalho. Além de uma infração de trânsito, gera incômodo aos demais motoristas e um risco para a criança, que vai ter de passar entre os carros para chegar à calçada. "O engraçado é que muitos pais que param em fila dupla xingam um motorista quando está em fila dupla na sua frente", comenta Jeferson.

            Quanto à acessibilidade, a fiscalização fica por conta da falta de respeito de muitos motoristas que não respeitam os espaços reservados para o desembarque de estudantes com deficiência física e/ou motora.

Dicas importantes

            Apesar de simples, a BHTrans diz que algumas dicas são importantes para gerar maior fluidez no trânsito na porta das escolas. Uma delas é que os pais coloquem a criança no carro já tendo observado se todos os pertences estão corretos e se estão de fácil manuseio. "A coisa mais comum é ver uma mãe descer do carro, que muitas vezes está em fila dupla, travam o alarme, para levar uma lancheira, um caderno e até dar um beijo de despedida. Isso atrapalha e muito". É importante ainda verificar se a escola possui um funcionário que possa encaminhar a criança até a entrada.

            Se o aluno é novato e o pai não conhece bem a escola, como é o trânsito em volta, saia mais cedo de casa.

            Por fim, o técnico em educação no trânsito orienta os pais que, sempre que possível, optem em contratar o serviço de uma van escolar. Além de ser mais seguro, reduz o tráfego de veículos. "Para ser um motorista de van escolar, o profissional passa por uma série de avaliações, até mesmo toxilógica. Isto garante total segurança ao estudante. Sem contar que uma van significa em torno de dez veículos a menos na porta da escola".

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX