Belo Horizonte, quinta-feira, 23 DE maio DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

UNIMASTER REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA LITERASEB


Publicado em 07/05/2024

              A comunidade SEB/Unimaster viveu uma semana de grandes experiências culturais com a realização da LiteraSeb 2024. Os alunos das séries iniciais ao Ensino Médio tiveram a oportunidade de mergulhar nas mais diversas diretrizes da literatura clássica. Teve de noite de sarau a uma manhã de sábado de muita diversão ao lado da família. Ao final das atividades, o que se viu foi um sentimento para que a edição de 2025 chegue logo!

              A direção do SEB/Unimaster fez com que cada série ficasse responsável por trabalhar uma obra literária. Romeu e Julieta, Os Três Mosqueteiros e Dom Casmurro foram alguns dos clássicos trabalhados. E os alunos, simplesmente, adoraram! Mesmo diante da imersão tecnológica que os jovens dos dias de hoje estão inseridos, ainda há muito espaço em suas vidas para a leitura e outras atividades culturais, como explica a coordenadora Andrea leão de Toledo.

              “O que eles precisam é de estímulos. Eles foram provocados, no bom sentido, e deram a melhor resposta possível. Tudo foi construído por eles. Das apresentações ao figurino, à montagem do palco à trilha sonora. Foi contagiante ver a dedicação de cada estudante aos trabalhos e o resultado foi fantástico”,

              Assim como acontece em todas as atividades do Unimaster, a LiteraSeb também foi pautada pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que é totalmente voltada para a sustentabilidade.

             “Todo o material utilizado pelos alunos foi reciclável. De caixas de papelão a papéis e roupas antigas que tinham em casa. E ficou maravilhoso. Criatividade e bom gosto não faltaram. Além disso, trabalhamos histórias que fomentam a formação literária e humana, que é uma das propostas da Agenda”, ressalta.

             Coordenadora no Ensino Infantil, Lisiane Amaral destaca a grande interação das famílias com seus filhos que foi proposta durante a LiteraSeb. “Fizemos brincadeiras, danças, contação de histórias. Uma forma de levar diversão e união entre as famílias, tendo como base obras literárias. Aqui no Unimaster sempre buscamos conscientizar as famílias sobre a importância de ler junto com as crianças”.

            A pequena Alícia Longhi, de 5 anos, participou de cada momento da ação. Brincou, dançou e se debruçou no universo dos livros. Se encantava ao folhear cada página de um livro que via pela primeira vez. “Eu amo ler. Me sinto muito feliz ao conhecer novas histórias. Elas me levam a imaginar que estou em diversos lugares”.

           Esse amor de Alícia pela leitura tem muito a ver com a sua criação. Ela é filha do professor universitário Rafael Longhi, que a colocou em contato com os livros antes mesmo de nascer.

           “Eu lia para ela desde quando estava na barriga da minha esposa. Na minha casa lemos todas as noites. Faz parte da nossa rotina, assim como tomar banho e escovar os dentes”.

           E a mãe Juliane acrescenta. “Não é nada forçado. Nós estimulamos a leitura dela, mas percebemos o quanto ela ama. Por isso, ressalto que os pais têm papel fundamental no gosto dos filhos pela leitura”.

Homenagem especial

            Além de trabalhar obras clássicas, a direção do Unimaster fez uma homenagem muito especial ao cartunista e escritor Ziraldo, que faleceu no último dia 6 de abril.

            Algumas das cenas do filme “Menino Maluquinho” - principal obra de Ziraldo -, de 1995, foram gravadas no então Colégio Sagrado Coração de Maria, hoje SEB/Unimaster, unidade Serra.

            Devido a esta ligação, os alunos, além de homenagear o grande escritor trabalhando sua obra, ainda tiveram a oportunidade de encenar no teatro da escola da mesma forma como foram feitas algumas cenas de apresentações dos estudantes do filme. Um momento mágico!

Manhã de autógrafos

            E nada mais sugestivo que uma manhã de autógrafos durante um evento voltado para estimular a leitura entre crianças e adolescentes. Os escritores José Carlos Araújo e Branca Maria de Paula tiveram a oportunidade de expor suas obras na LiteraSeb.

           “O clima, realmente, é inspirador. Aqui está cheio de jovens estudantes. E esta escola reflete o espírito do bairro Buritis. Foi uma honra receber o convite para esta manhã de autógrafos aqui”, diz José Carlos. “As crianças são nossa esperança. Como sempre digo: O livro tem que estar na vida delas assim como um brinquedo. A leitura começa na escola e termina em casa”, completa Branca.

            Branca Maria de Paula é autora das obras “De 100 não passa”, “Claro Escuro” e “Leidedai e seu herói vira-lata”. Todas voltadas para um público alvo de crianças entre 6 e 10 anos. Já José Carlos Araújo é autor de “A Bruxa Tá Solta”, ”É Tudo Lenda” e a “Presapada”, cujo público alvo são crianças acima dos 10 anos de idade.

           Para conhecer mais sobre as obras, basta acessar o site editoradimensão.com.br ou ainda pelo Instagram @dimensao.editora.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880