Belo Horizonte, sexta-feira, 19 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

UNIBH INTEGRA TODAS AS UNIDADES AO CAMPUS BURITIS


Publicado em 09/03/2020

             O ano de 2020 começou com uma grande novidade para o campus Buritis do UniBH. O Centro Universitário adotou o bairro como seu campus único. A partir de agora, todos os cursos passam a ocupar o mesmo local, integrado ao bairro, e com toda a infraestrutura necessária para um ensino de qualidade. Uma estratégia que visa oferecer maior vivência e experiência aos alunos, além de ampliar os laços com a comunidade.

              Com a decisão, os campus Cristiano Machado e Lourdes deixam de ser vinculados ao UniBH. Entretanto, os alunos que optarem em permanecer no Campus da Cristiano Machado não terão a obrigatoriedade de se transferir para o Buritis, podendo concretizar seus estudos na unidade. Já o campus de Lourdes, que oferecia somente o curso de Direito, foi desativado.

              “Os alunos de Lourdes não irão sentir a mudança, uma vez que o Buritis fica próximo ao bairro. Já os alunos do Cristiano Machado terão as duas opções. Mas a verdade é que a grande maioria queria essa mudança. Eles não viam o local onde estudavam como um campus, especialmente o de Lourdes, onde só havia o curso de Direito. Essa interação multidisciplinar faz toda a diferença. Eles querem viver essa experiência”, comenta a diretora de marketing, Marina Guedes.

              De acordo com Marina, já há alguns anos o UniBH vem investindo em melhorias para ampliar o campus Buritis e poder receber todos os alunos com conforto e segurança. “Construímos e ampliamos laboratórios, investimos em parcerias com empresas de ponta, como o Google, e buscamos mais inovação a cada dia. Tudo isso para que o aluno tenha o melhor aprendizado”.

               A diretora reforça ainda que a unificação está ligada ao novo posicionamento que vem sendo desenhado há dois anos e que o investimento tem trazido retornos importantes para a instituição. Um deles veio do Ministério da Educação (MEC), que elegeu o UniBH como o melhor centro universitário privado da capital, em 2019, no Índice Geral de Cursos (IGC), o mais importante indicador de qualidade para a educação superior no Brasil.

               Outro reconhecimento importante veio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação no ano seguinte ao da realização do Enade. Os cursos de Relações Internacionais e Design foram considerados os melhores do Brasil; Direito e Jornalismo os melhores de Minas Gerais, Publicidade e Propaganda o melhor de Minas e segundo do Brasil; Ciências Contábeis o segundo melhor do Estado e Psicologia melhor de Belo Horizonte e segundo melhor de Minas. “Estamos vivendo um momento muito particular, colhendo frutos de um trabalho de posicionamento de marca e isso gera resultados como a primeira colocação no ranking de melhor Centro Universitário de BH. Isso nos fortalece no mercado, perante nosso público e nos dá um norte para continuar agindo”, explica Marina.

Bom para o Buritis

                A unificação das unidades no campus Buritis também trará benefícios aos moradores do bairro. O melhor exemplo é a criação do Núcleo de Práticas Jurídicas, onde os alunos do curso de Direito terão uma grande vivência na área e, sob a orientação dos professores, prestarão serviços à comunidade. “Assim como oferecemos atendimento odontológico, veterinário, entre outros, agora os moradores do Buritis também terão assistência jurídica. Aqui nós sempre tivemos duas frentes bem claras, atender ao aluno e à comunidade”, revela Marina.

                                                                           Sob nova direção

                 A maior instituição de ensino do Buritis está sob nova direção. Desde o início do último mês de fevereiro, o Centro Universitário UniBH passou a ser coordenado pelo arquiteto e professor Eduardo França.  O novo diretor está no grupo Ânima, do qual fazem parte as universidades UniBH e UNA, há 10 anos. Iniciou como professor no curso de Arquitetura, passou a coordenador, depois diretor das unidades Uni da Cristiano Machado e Lourdes. Antes de chegar ao campus Buritis, Eduardo ainda foi o diretor da Uma Regional Centro Oeste.

                 Todo este extenso currículo dentro do grupo o credenciou a assumir o cargo de grande responsabilidade. No Buritis, vai coordenar em torno de 10 mil alunos e 500 professores. “Eu chego muito motivado para o desafio. Apesar do pouco tempo aqui, já estou completamente ambientado e ciente da enorme responsabilidade que tenho nas mãos”, diz ele, garantindo que uma questão em especial vai receber sua atenção: a relação da universidade com a comunidade do Buritis.

                 O projeto Campus Aberto não só está mantido como deverá ser fortificado. “Queremos o entorno aqui dentro. O UniBH está de portas abertas para acolher o morador do Buritis e região. Uma prova é que a sede da associação do bairro é aqui dentro e ainda estamos reservando um espaço muito especial para a realização da Feirinha Buritis, que vai oferecer mais conforto e comodidade ao cliente e ao feirante”, diz o diretor.

                 Além disso, o UniBH seguirá abrindo espaço para ações voltadas para a comunidade, como o projeto ASPRAMI – Projeto Melhor Idade e atividades esportivas/sociais oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte. “E quero deixar bem claro que estou sempre aberto a debater quaisquer questões com os moradores para melhorar o nosso convívio”, promete.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880