Belo Horizonte, sábado, 24 DE fevereiro DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

UNIBH ENVIA ALUNOS PARA A 5ª EDIÇÃO DA MISSÃO AMAZÔNIA


Publicado em 07/11/2023

             Estudantes e professores do curso de Medicina do UniBH participaram, neste último mês de outubro, da 5ª edição da Missão Amazônia, cujo objetivo foi oferecer atendimentos de saúde a cerca de duas mil pessoas residentes às margens do Rio Tapajós.

             Durante a missão, foram realizadas consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, que incluiu diversas especialidades, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local.

             A estudante Isadora Faion diz que participar da missão foi uma grande oportunidade para poder vivenciar casos clínicos que, muitas vezes, para os estudantes de grandes cidades só era possível ter conhecimento nos livros. 

            "Ainda existe o ganho de experiência em virtude dos inúmeros atendimentos médicos que realizamos diariamente na missão. Oportunidade essa que muitas vezes não temos mesmo inseridos em UBS e ambulatórios, por existirem muitos alunos para atender". 

              Aluna do 9º período do curso de Medicina do UniBH, Bárbara Gomes destaca que, além de todo o ganho acadêmico, participar da missão foi importante para o seu crescimento pessoal. “Esta atividade teve uma importância imensurável para a minha formação, pois são aprendizados para além do âmbito acadêmico. Foram ganhos pessoais que me permitirão uma entrega maior para os meus pacientes”.

              A grande novidade da missão este ano foi a ação interdisciplinar, que contou com a participação de estudantes do curso de Enfermagem. A estudante Fernanda Neves destacou a importância de participar da missão. “Uma oportunidade incrível que o UniBH me proporcionou, de poder colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante o curso de Enfermagem”, relata.

              Professora do curso de Medicina do centro universitário do Buritis, Lívia Reis comenta que formar seres humanos empáticos e que se importam com as pessoas que necessitam de cuidados está no DNA do UniBH, e que a Missão Amazônia também tem esta finalidade.

              "Faz parte da nossa conduta ética esta sensibilização de apoio e respeito ao próximo. Tenho muito orgulho deste projeto pela oportunidade de nossos alunos desenvolverem na prática todo o conhecimento que adquiriram durante o curso de Medicina e ainda oferecer um atendimento de qualidade a comunidades que têm grande dificuldade no acesso a recursos de saúde. A formação humanizada de nossos médicos é uma prioridade e esta ação permitirá aos alunos levarem essa experiência riquíssima para toda sua trajetória profissional”.

               Na missão, 30 alunos de seis escolas embarcaram junto com a equipe de especialistas do Navio Hospital Escola Abaré, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará). Os estudantes foram selecionados por meio de um criterioso processo realizado pelos coordenadores do curso  e do projeto, que envolve análise de conduta às situações problemas, entrevista, avaliação médica e psicológica. Além disso, antes de iniciarem o atendimento, os estudantes participaram de uma capacitação interna.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880