Belo Horizonte, quinta-feira, 29 DE julho DE 2021
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

UNIBH CONTRIBUI PARA O SETOR DA SAÚDE DA CAPITAL


Publicado em 08/06/2021

             Com o intuito de melhorar a qualidade do ensino de seus estudantes e também contribuir com a melhoria do atendimento à saúde da capital, o UniBH tem oferecido, de forma gratuita, importantes serviços às pessoas, em especial às de baixa renda que dificilmente teriam acesso a este serviço na rede pública.

              A Clínica Integrada de Saúde do UniBH (Av. Mário Werneck, 1685, Campus Buritis) tem promovido um tele-atendimento gratuito aos pacientes de pós-Covid. Para conseguir o atendimento, basta que a pessoa, no primeiro contato, passe por uma triagem. O procedimento é realizado por alunos que estão no último período do curso de fisioterapia, com supervisão dos professores. Após a triagem é feita uma avaliação presencial, com o aluno e um preceptor que irão até à casa desse paciente. Depois dessa avaliação ele é orientado sobre como será feito o tratamento. As consultas variam de 45 a 50 minutos. O fisioterapeuta passa os exercícios para o paciente fazer e observa remotamente, fazendo todas as orientações e avaliações.

              Morador no bairro Santo Antônio, Daniel Celeste é um dos casos que precisou de ajuda especializada no pós-Covid. O publicitário ficou internado 24 dias no hospital, sendo uma semana na UTI. Quando saiu do tratamento intensivo e ganhou alta hospitalar, os médicos orientaram a fisioterapia do sistema respiratório e motor. “Eu saí do hospital muito fraco, perdi sete quilos. Não conseguia andar nem dentro de casa que já me cansava. A fisioterapia me ajudou muito na recuperação. Hoje já estou quase 100%”, comemora.

            Coordenadora do curso de fisioterapia do UniBH, Carla Augusto explica que a ação do Coronavírus no organismo provoca sequelas neurológicas (perda de olfato e paladar), vasculares (lesão na camada de células que que protege os vasos, favorecendo trombose), dermatológicas (queda de cabelo), pulmonares (falta de ar e fibrose) e motoras (fadiga e perda de massa muscular). Segundo ela, praticamente todos os pacientes que precisaram ser internados em hospitais ficaram com algum tipo de sequela. “Quanto mais tempo o paciente fica internado ou quanto mais grave a complicação da doença, maior a quantidade de sequelas”, destaca.

             O tempo de tratamento vai de acordo com cada caso. No entanto, Ingrid de Castro Bolina, professora de fisioterapia, responsável pelos atendimentos no UniBH, já adianta que o atendimento de reabilitação pós-Covid não costuma ser muito longo. “Isso nos permite ter uma rotatividade maior para atender a todos. Não precisa ter indicação médica ou um encaminhamento médico para participar. A reabilitação é feita de acordo com a necessidade do paciente”.

               Os teleatendimentos são realizados duas vezes por semana, nos horários da manhã e à tarde. Para conseguir o atendimento, basta que o paciente entre em contato nos números de telefones: 38604-9705 / 31 99299-0405. Não precisa de indicação médica. 

Serviços odontológicos de urgência

            Desde o dia 21 de maio, a Clínica Integrada também oferece à comunidade atendimentos de urgência odontológicos gratuitos. A ação integra o Cidade UniBH, que congrega os projetos de extensão da instituição, com o objetivo de propor soluções e serviços à população.

            “No que diz respeito ao programa ‘Urgência em foco’, o objetivo é atender urgências odontológicas da nossa comunidade. Ele é dedicado a adultos que apresentam dor nos dentes e que precisam de tratamento odontológico imediato”, comenta Lorena Araújo, coordenadora do curso de Odontologia.

            O acolhimento é realizado todas as sextas-feiras, das 14h às 17h, por ordem de chegada. Todos os procedimentos preconizados pelos órgãos sanitários estão sendo aplicados, a fim de evitar aglomerações e promover a prevenção de quem for atendido pelas equipes do Centro Universitário.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880