Belo Horizonte, sexta-feira, 29 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

UNIBH  É PREMIADA COMO REFERÊNCIA NACIONAL EM INCLUSÃO


Publicado em 07/11/2019

             O Centro Universitário UniBH sempre foi reconhecido pela excelência no ensino, o que faz com que seus alunos saiam da universidade capacitados para desempenhar o melhor da profissão que escolheram. Além disso, desde que se transformou em um "campus aberto", encurtou seus laços com os moradores do Buritis e região e tem proporcionado muitas benfeitorias para a comunidade. Para alcançar este patamar, é necessária uma grande administração, que resulta diretamente no bom relacionamento com seus colaboradores. E foi justamente este respeito aos seus funcionários, nas suas diversidades, que colocou o UniBH em 2º lugar nacional no quesito "Inclusão de funcionários de forma equilibrada e justa", do Great Place to Work (GPTW) 2019, ranking que, entre outros, elencou as melhores empresas para se trabalhar no país. A lista foi divulgada na edição especial da Revista Época Negócios de setembro.

            Desde  o ano passado, o UniBH realiza, por meio do Programa UnIncluir, ações para toda a comunidade acadêmica pautada em diversidade, direitos humanos e respeito. Os frutos  deste programa vão desde seminários e palestras a rodas de conversas e oficinas. O  programa possibilitou a inclusão destas pessoas com deficiência na universidade e na comunidade, englobando acessibilidade, processos de sensibilização, adequações das estações de trabalho, capacitações das equipes que receberão estas pessoas, parcerias com entidades de apoio, contratações, e, por fim, ofertas de cursos do UniBH e comunidade externa. "Além disso, em 2018 foi criada a Política de Direitos Humanos que busca adotar medidas individualizadas e coletivas, contemplando colaboradores e docentes de forma a prevenir qualquer violência e desrespeito às diferenças, pautando-se sempre na empatia e igualdade de direitos", explica Simone Fiscina - Líder de Gestão de Pessoas da universidade.

            De acordo com Simone, o ponto crucial para o resultado positivo é atentar para que estas ações sejam disseminadas para todos sem distinção (alunos , colaboradores e professores), pois o foco é criar uma cultura e ambiente que prezem o respeito às diferenças e que a inclusão aconteça na prática. "Esta posição no ranking do GPTW é o reconhecimento de um trabalho que valoriza as pessoas e coloca a inclusão como prioridade na pauta da empresa.  O mais importante é dizer que a premiação é o reflexo da nosso cotidiano que busca constantemente valorizar, respeitar e empoderar as pessoas em suas diversidades. Não é à toa que, dentre os nossos valores, estão empatia, respeito e transparência".

            A conquista do prêmio só aumenta a responsabilidade do UniBH para manter esse grande trabalho de inclusão, que não vale apenas para os seus funcionários, mas para alunos e comunidade em geral. "O trabalho não finalizou. Quando falamos de sensibilização, inclusão, combate à violência e ao desrespeito, o trabalho é contínuo, pois a universidade é viva e a rotatividade de pessoas é constante. Nossa responsabilidade é nunca deixar esse tema fora da pauta", finaliza.

Sobre o Great Place to Work

            O Great Place to Work é um instituto fundado nos EUA, na década de 80, que realiza consultorias, produz conteúdos e analisa a satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho. A partir disso, a organização certifica as empresas que conseguem obter uma alta pontuação em diversos aspectos como clima organizacional, remuneração, benefícios, inclusão, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores.

            O instituto também publica um ranking anual com as 100 melhores empresas para trabalhar. Presente em 58 países e com pesquisas realizadas em mais de 10 mil empresas, o GPTW aplica uma metodologia que serve para negócios de qualquer porte, segmento ou lugar do globo. A figura abaixo mostra as 5 dimensões avaliadas no Trust Index, por meio de questionários aplicados aos colaboradores e do relatório de práticas institucionais.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880