Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

UM TOQUE DE ARTE NA "SELVA DE PEDRA"


Publicado em 10/01/2019

Um toque de arte na "Selva de Pedras"

Projeto quer levar um novo visual para as palafitas de edifícios do bairro

            Neste último mês de novembro aconteceu o lançamento do edital do projeto Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana. A ideia, promovida pela escritório de arquitetura Vazio S.A,  é reunir um conjunto de intervenções efêmeras que serão propostas para o Buritis, possibilitando uma mudança instantânea em sua paisagem por meio da ocupação de “palafitas” (vigas e pilares aparentes) de diversos prédios ao mesmo tempo. Poderão ser criados um circuito de visitação a pé às instalações, projeções de vídeo, light art, peças de teatro, horticultura, paisagismo, pinturas, esportes radicais, entre outras possibilidades de ocupação dos espaços privados e vazios.

            Além do roteiro livre de visitação às obras, Outros Territórios pretende se configurar como um promotor de debates em torno de questões relativas à cidade, explorando arquitetura, artes visuais, iluminação pública e paisagem urbana. "Discussões inovadoras como essas estão na agenda dos mais atentos agentes culturais do século XXI. É por isso que estamos entusiasmados por lançar uma plataforma de debates que será compartilhada por criadores e moradores do bairro e da cidade e que patrocinará uma nova mirada sobre o Buritis e vazios urbanos", afirma Carlos Teixeira, integrante da Comissão Organizadora. 

Como participar

            As ideias podem ser apresentadas por profissionais e estudantes (pessoas físicas ou jurídicas) atuantes nas áreas de arquitetura, artes visuais, paisagismo, design e artes performáticas. As propostas devem ser elaboradas através de textos e imagens (desenhos, fotografias, perspectivas, montagens e colagens) e precisam incluir uma estimativa resumida de custos. O site oficial do concurso com todos os detalhes é o www.outrosterritorios.com.br

            Na primeira fase, as propostas finalistas serão apresentadas em uma exposição no Viaduto das Artes (viadutodasartes.com), um instigante espaço cultural na região do Barreiro, em Belo Horizonte, instalado sob dois viadutos e sintonizado com o conceito geral do Outros Territórios, de explorar as possibilidades de ativação de lacunas urbanas infraestruturais. Na segunda fase, as propostas serão discutidas com potenciais patrocinadores para que possam ser efetivamente construídas durante o Festival Cultural Outros Territórios, em planejamento para meados de 2019. 

 

            Todas as propostas que atenderem aos critérios de habilitação e forem selecionadas ficarão disponibilizadas para consulta do público no site oficial do concurso, passando a ser integrante de uma galeria online de possibilidades de ocupação de vazios de palafitas. A premiação consiste na exposição dos finalistas no Viaduto das Artes. Se confirmado o festival, em meados no ano que vem, os autores das propostas premiadas serão convidados a desenvolver os seus projetos, dentro de um orçamento de até R$ 20 mil. 

            As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 22/01/2019 por meio do preenchimento de formulário digital disponível no site oficial. A divulgação do resultado será em 29/01/2019. A abertura da exposição e da mesa de debates ocorrem no primeiro trimestre de 2019. 

Sobre o Buritis e suas palafitas

            Maior canteiro de obras da cidade desde a década de 90, o Buritis é hoje um dos bairros enorme índice de ocupação e uma grande quantidade de unidades habitacionais. Muitos dos edifícios foram construídos em terrenos de topografia acidentada, com palafitas que chegam a ser mais altas do que os próprios prédios que sustentam. "Prova dos mecanismos irracionais da Lei de Uso e Ocupação do Solo e da pressão do mercado imobiliário local, em poucos anos os morros marcados por uma palmeira típica do cerrado, o buriti, se transformou numa cacofonia de edifícios esquizofrênicos", afirma o arquiteto e urbanista Carlos Teixeira. 

            A nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Belo Horizonte, atualmente em tramitação na Câmara dos Vereadores, determina que todas as construções estruturadas sobre palafitas deverão apresentar algum tipo de, nos termos descritos na lei, tratamento estético. Outro objetivo do projerto Outros Territórios é antecipar possíveis soluções para esse enorme passivo arquitetônico que, lamentavelmente, está presente no Buritis e em várias outras regiões de Belo Horizonte.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880