Belo Horizonte, domingo, 25 DE outubro DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

UM LIVRO PARA AS CRIANÇAS MEDITAREM


          O período de quarentena trouxe diversos desafios às famílias. Um dos mais complicados talvez seja para quem tem crianças pequenas em casa, devido à necessidade de encontrar formas para entretê-las e aliviar a ansiedade. Buscando contribuir com esses pais, a professora Andréa Pietra, moradora do bairro, decidiu criar um canal no YouTube sobre técnicas de meditação infantil. A ideia deu tão certo que acabou também virando um livro, lançado neste último mês agosto.

           “Meditação Infantil com Andréa Pietra” leva o mesmo nome do canal da pedagoga no YouTube. O livro consiste em cartões onde um adulto lê em voz alta para a criança ou outra pessoa relaxarem. Segundo a autora, a ideia do canal e do livro veio com as dificuldades que estamos enfrentando com todo este distanciamento social. “A angustia e a ansiedade tomam conta tanto do adulto quanto da criança. Por este motivo é necessário meditar e criar um momento para o relaxamento. O lúdico, a criatividade, a imaginação faz parte de todo o processo”.

           Moradora na Rua Eli Seabra Filho, Andréa garante que a meditação infantil é uma prática que vale muito a pena, uma vez que reduz a hiperatividade, trabalha a auto-estima, melhora o desempenho escolar, estimula a concentração e foco, alivia o estresse, além de trabalhar o cognitivo da criança. “É um misto de leveza trazendo a reflexão de volta”.

Aprendendo a meditar

            De acordo com a professora, a meditação consiste em repousar o corpo e aquietar a mente para perceber a consciência. É um momento de prazer, de pensar no positivo, de agradecer por tudo que tem e pelo que virá. Esta experiência ajuda a criança a aprender sobre si mesma. “O princípio da verdade e da vida. Procuro aproximar a prática do universo infantil por meio da ludicidade e da criatividade”.

            A criança deve fazer a meditação sempre com os olhos fechados, acompanhadas de um adulto. Depois de uma primeira meditação ela pode fazer a prática escutando e apreciando as imagens. “Você precisa se concentrar na respiração, no relaxamento e no final da meditação você estará mais leve, mais tranquilo, se sentindo mais feliz. Meditação é treino, é concentração. São técnicas de relaxamento que acalmam tanto a criança quanto os pais”.

            Devido à pandemia, o lançamento presencial do livro não foi realizado. Meditação Infantil com Andréa Pietra pode ser adquirido pelas contas no Instagram da escritora: @meditaandrea e @andreapietratorres. 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX