Belo Horizonte, quinta-feira, 18 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

UM CUIDADO ESPECIAL COM A NOSSA NATUREZA


Publicado em 09/09/2021

              Na edição publicamos como matéria principal a ação de algumas protetoras do meio ambiente da nossa região, que lançaram no bairro o projeto Muralha Rosa, que consistiu no plantio de ipês-rosas próximo a uma das nascentes do Córrego Ponte Queimada, afluente do Cercadinho, na Rua Rubens Caporali Ribeiro. A ação teve dois grandes objetivos: proteger as nascentes contra o desmatamento, queimadas e construções em áreas de preservação ambiental e trazer ainda mais beleza ao nosso Buritis. Contudo, para que estes objetivos verdadeiramente sejam alcançados é preciso que os ipês sejam bem cuidados, para que possam crescer fortes e saudáveis. E para este zelo, a Muralha Rosa tem contado com o grande apoio de um morador, o professor de história e de capoeira, Jorge Ferreira.

              Morador na Rua Silvio de Oliveira Martins, Jorge todos os dias se desloca até a Rubens Caporali para aguar os ipês. Nesta rotina sempre faz questão de levar consigo a filha Aurora, que, inclusive, foi uma das convidadas a plantar uma muda no dia da ação. “Eu ajudo aguando as plantas com água da própria mina natural da região. Completo os gotejadores, coloco mato seco nos pés da planta, faço até a limpeza de lixo pela praça”, explica.

            Contribuir com o bem-estar de nosso ambiente não é algo novo na vida do morador do Buritis. Segundo ele, sempre foi um amante da natureza, talvez por ter crescido no interior e vivido muito próximo a cachoeiras, lagoas, fazendas e matas. “Desde pequeno fazia mudas de árvores nativas ou frutíferas em casa e minha mãe distribuía aos interessados. Quando conheci o projeto da Muralha Rosa vi a oportunidade de compartilhar essa paixão pela natureza com a minha filha. A partir daí me senti na responsabilidade de cuidar do que ela plantou e dos outros também”.

            O professor conta que também é administrador de um grupo no Facebook chamado S.O.S Mombaça, que é voltado para iniciativas ambientais principalmente na bacia do Rio Mombaça, que é o rio que abastece sua cidade natal, Dionísio, no interior de Minas. “Através das minhas ações eu espero estar contribuindo para um planeta mais saudável. Espero também despertar em minha filha essa consciência de que devemos cuidar da natureza. Uma pequena ação, como ajudar a cuidar daquelas mudas, pode gerar em quem passa e vê o plantio bonito e sendo bem cuidado, a vontade de fazer parte de um coletivo ambiental ou mesmo plantar em outras áreas”, destaca.

            Jorge tem o sonho de, a cada dia, ver mais pessoas engajadas na causa ambiental e assim vislumbrar um mundo muito melhor para nossas próximas gerações. “O planeta clama por mais pessoas dispostas a ajudar. A natureza, principalmente em centros urbanos, vem sendo segregada cada vez mais e se esse despertar para a causa ambiental florescer, com mais e mais coletivos e pessoas dispostas, conseguimos minimizar os danos ambientais causados pelo avanço das cidades e atividades predatórias. Então, se deseja fazer algo pelo meio ambiente, vá lá e faça! Procure o coletivo mais próximo que conheça, faça uma busca nas redes sociais e some nessa causa tão nobre”, finaliza.

              O mês de setembro é muito especial para quem se preocupa com a natureza. No dia 21 comemora-se o Dia da Árvore, data que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural. A data foi escolhida por estar próxima ao início da primavera, que começa no dia 23 de setembro.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880