Belo Horizonte, quinta-feira, 19 DE setembro DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

TRANSFORMANDO O MEDO EM DIVERSÃO


            Um jaleco roxo, paredes e piso coloridos, brinquedos e bonecos por toda parte. Pode não parecer, mas estamos falando de um consultório odontológico. Porém, um consultório especial, onde os pacientes são crianças de 0 a 12 anos. É desta forma mágica, lúdica, que a Odonto 4 Kids, no Buritis, acolhe seus pequenos pacientes e faz de um momento "traumatizante" um dia de muita diversão.

            Odontopediatra da clínica, Raquel Martins, além de apaixonada por crianças, fez cursos de pós graduação, inclusive de Psicologia, para exercer com ainda mais qualidade sua profissão. Se um dentista causa pavor a muitos adultos, imagina entre as crianças? É preciso alegria, conhecimento e muita paciência para alcançar o objetivo. "Converso muito com a criança. Busco deixá-la o mais a vontade possível. Costumo usar a técnica do falar/mostrar/fazer. As crianças entram no papel do dentista, tratam um bichinho de pelúcia, e depois se sentem seguras para ser o paciente. Se for uma extração, dizemos que a Fada do Dente irá buscar o dentinho e vai deixar uma surpresa para ela. Tem que ter esse cuidado, essa brincadeira, para obter sucesso".

            Até mesmo o uso dos equipamentos, como o tão temido "motorzinho", as doutoras da clínica fazem com que se transforme em um momento mais leve. "Antes de utilizar qualquer aparelho eu o apresento à criança. Passo na sua mãozinha, mostro que não machuca, e eles acabam perdendo o medo. Acredito que muito adulto que morre de medo de dentista se tivesse
recebido esse tratamento na infância hoje teria um comportamento bem diferente", diz a também odontopediatra da clínica, Francine Campos.

Informação

            Para Dra Francine, a odontopediatria ainda é pouco conhecida. Até por isso, a maioria dos pais mantém o costume de levar os filhos pequenos ao dentista da família. Como normalmente ele é um clínico geral acaba as tratando da mesma forma que um adulto, o que, muitas vezes, resulta no não atendimento. "A maioria dos nossos clientes chegou até a gente após uma insatisfação com o dentista. Quando conhecem o trabalho da odontopediatria, um serviço especializado, percebem a grande diferença".

            Dra Raquel recorda de um paciente de dois aninhos que precisava fazer dois abscessos, e que outros profissionais recusaram proceder o atendimento. "Tinha que ser feito se não iria evoluir. Fizemos com todo o cuidado e deu muito certo. A mãe ficou tão grata que logo em seguida trouxe o outro filho para tratar com a gente. Foi gratificante".

            Os pais, inclusive, são um caso à parte. Como muitos têm verdadeiro pavor de dentista acabam por passar essa insegurança para as crianças. "Eles são os heróis dos filhos. Se demonstram medo, as crianças irão reagir de uma forma muito negativa. Por isso, também faço um trabalho psicológico com eles, para que possam dar o melhor apoio possível aos filhos, nem que seja do lado de fora do consultório", brinca.

            A Odonto 4 Kids integra o Centro de Odontologia Avançada e Estética, localizado no segundo piso do Shopping Paragem, aqui no Buritis. O telefone de contato é o 3370-7721.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX