Belo Horizonte, segunda-feira, 21 DE setembro DE 2020
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SUPERA AJUDA A MANTER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA


                Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis da história. Situações como essa da pandemia do novo Coronavírus podem gerar sentimentos de tensão, estresse e desespero, o que abala significativamente a saúde mental em todas as idades. Desta forma, é muito importante praticarmos a ginástica para o cérebro para que ele se organize e desenvolva habilidades cognitivas e socioemocionais. O Método SUPERA de ensino estimula a ginástica para o cérebro, fomentando ideias para manter a qualidade de vida e o bem-estar nos momentos de crise.

                Diretor da unidade SUPERA Buritis e especialista em ginástica para o cérebro, Nicodemos Cardoso diz que manter a mente saudável é uma das principais preocupações para poder passar com mais tranquilidade esse momento de pandemia, que foi algo inesperado para todos. Nesse momento em que é necessário o isolamento social, o SUPERA tem proporcionado atividades em casa para seus alunos darem continuidade ao curso, ajudando-os a manterem a mente ativa, ocupando os momentos de tédio com atividades prazerosas e divertidas.

                 “As aulas do SUPERA estão sendo ministradas online e os retornos estão sendo muito positivos. Nossos educadores proporcionam atividades em turmas divididas por faixas etárias e os alunos treinam o cérebro com nossas ferramentas, que são o ábaco, as apostilas de exercícios cognitivos, os jogos pedagógicos, as dinâmicas em grupo. Isso tudo sem sair de casa”, explica.

                Ainda de acordo com o diretor, o SUPERA tem em seu DNA a missão de levar as pessoas a terem mais qualidade de vida e também a desenvolverem suas habilidades cognitivas e socioemocionais, inclusive, voltada para a área da educação. “O SUPERA estimula a interação e a troca de experiências entre as pessoas de todas as idades e, com isso, melhora a performance na vida escolar, acadêmica, pessoal, profissional e, também, garante uma mente saudável”.

CHEGADA AO BURITIS

                Em novembro de 2019 foi inaugurada a unidade SUPERA Buritis (Avenida Professor Mário Werneck, 2405). A chegada da escola ao bairro é fruto de um estudo de suas características. Segundo Nicodemos, o Buritis detém uma cultura própria e os moradores sabem a importância de investir na educação, que resulta em qualidade de vida e saúde. “Essas características foram o que nos levou a implantar a unidade aqui. Ela casou com a missão do SUPERA, que é de levar as pessoas a pensarem e agirem de forma diferente. Chegamos para agregar valor a toda essa comunidade, que vem crescendo, de uma forma muito positiva, a cada dia”.

                Moradora do Buritis, Maria Inez de Paiva Peixoto é aluna SUPERA e afirma que encontrou algo diferente no método utilizado pela escola. “Sempre me preocupei com o meu envelhecimento saudável e uma mente ativa. A pandemia veio, encolhemos em casa, mas isto não mudou nada. Na verdade, continuamos com nossas aulas on-line, com todo respeito e com toda dedicação de sempre. E neste período posso dizer que já melhorei a minha atenção, meu raciocínio, minha memória e o meu espírito criativo está bastante aguçado. Como se não bastasse, o SUPERA disponibilizou jogos cognitivos que nos foram entregues em casa, para que continuasse o nosso treinamento”, finaliza.

O SUPERA separou as principais dicas para passar por esse momento com bem-estar e qualidade de vida. Conheça as 9 dicas:

 

  • Cuidado com o excesso de informações: a internet é uma mão na roda na hora de conseguir informações; mas o excesso de notícias e as horas conectados podem causar preocupações e incertezas. Preste atenção nos gatilhos mentais; se isso lhe fizer mal, dê um tempo e foque atividades que lhe deem bem-estar. Compartilhe histórias positivas e filtre a quantidade e qualidade das informações.
  • Cuide da sua saúde física: procure manter a saúde do corpo com atividades físicas frequentes e uma alimentação equilibrada. Além disso, recomenda-se a prática de atividades relaxantes, como meditação, alongamento, ioga e etc.
  • Faça coisas que lhe trazem felicidade:que tal aproveitar o momento em casa para fazer tudo aquilo que a rotina agitada não lhe permite? Fazer um curso online, assistir aquela série, ler aquele livro que não tinha tempo, aprender uma nova receita, brinque com seus animais de estimação, faça neuróbicas, exercite seu cérebro… aproveite com qualidade o tempo que terá disponível.
  • Tenha resiliência: tente absorver os principais aprendizados da situação; seja realista e evite entrar em pânico. Pratique o autoconhecimento, descubra a melhor forma de passar por isso e lembre-se que não durará para sempre.
  • Coloque as coisas em ordem:sabe a arrumação do armário, dos arquivos do computador, das plantas da casa, dos e-mails não lidos – ações que são sempre deixadas para depois? Não deixe de fazer coisas que ocupem a sua mente e relaxam ao mesmo tempo.
  • Estabeleça uma rotina:com mais tempo livre em casa, é preciso ter disciplina para conseguir manter uma rotina. Tente realizar atividades em horários pré-estabelecidos e crie uma rotina de trabalho – seja no home office ou nos momentos de autocuidado. Isso lhe dará a sensação de organização e tranquilidade.
  • Mantenha o contato pessoal:converse com outras pessoas e interaja com aqueles que estão na sua casa – fale sobre seus sentimentos, sua rotina, seu estudo, seu trabalho. Não se isole!
  • Não pare seu tratamento: não deixe de tomar suas medicações, caso esteja em tratamento médico e procure ajuda caso tenha complicações ou alterações de sintomas.
  • Não deixe de procurar ajuda:se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, medroso ou depressivo – procure ajuda especializada, como médicos, psiquiatras, psicólogos e o CVV (188).

 

 

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