Belo Horizonte, quinta-feira, 18 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

SONHO AMERICANO CADA VEZ MAIS REAL


Publicado em 09/07/2019

            Estudar em uma universidade dos Estados Unidos é um grande sonho para muitos jovens brasileiros. Contudo, este desejo sempre pareceu muito distante para a maioria. Seria algo reservado para futuros grandes atletas, mesmo pessoas com QI muito acima da média, ou pertencentes a famílias muito ricas. No entanto, as próprias universidades norte-americanas estão com as portas abertas para um novo perfil de estudantes. Elas querem mais brasileiros inseridos no seus campi e, por isso, criou parcerias com agências de intercâmbio do Brasil na tentativa facilitar o recrutamento. "É o sonho americano se tornando real"!

            Aqui em Belo Horizonte, a CI Intercâmbio é uma das agências que foram selecionadas para intermediar essa ida de estudantes brasileiros para universidades americanas. Diretor da agência, Victor Andrade, explica que as boas instituições precisam ter um mix de nacionalidades. A presença de chineses, japoneses, árabes e latinos já é muito comum, mas a de brasileiros ainda não.

            Ao contrário do que acontece no Brasil, onde o jovem espera pelo resultado do ENEM para saber o seu futuro, nos Estados Unidos o ingresso na universidade começa bem antes, nos anos finais do Ensino Médio. As instituições avaliam o desempenho do aluno neste período, quando verificam a média de suas notas, se participam de algum trabalho social, tem alguma aptidão por esportes, cultura, ou seja, o avaliam como um todo. "Aqui no Brasil se o jovem tem uma dor de barriga no dia do ENEM, ele perde todo o seu ano e, dependendo da forma como recebe essa situação, pode até sofrer problemas psicológicos. Lá, eles avaliam o ser humano que está sendo construído", afirma Victor.

            No entanto, o Diretor da CI faz questão de ressaltar que um pré-requisito é indispensável para a admissão nas universidades: o bom inglês. Por isso, é interessante que o jovem que tem esse sonho de fazer uma universidade nos Estados Unidos se dedique ao máximo ao estudo do idioma e, se possível, fazer intercâmbios de férias, de três meses, que contribuem muito para esse desenvolvimento. "Seria a mesma coisa de um russo vir estudar aqui. Ele não ia entender nada e nem os outros iriam compreendê-lo".

Quando procurar

            Como as universidades americanas avaliam o estudante ao longo dos últimos anos do Ensino Médio, é importante que ele procure o serviço da agência quando estiver lecionando o 1º ou 2º anos. Desta forma, receberá a melhor orientação para alcançar seus objetivos. "Nós temos cinco universidades parceiras. Conhecendo o jovem daremos a indicação que mais atende ao seu perfil. Alguns, inclusive, podem ser aprovados em mais de uma, aí caberá a ele decidir em qual se matricular", diz Victor.

            Esse contato prévio também é importante para a família do estudante, uma vez que estará sendo preparada para a saída do filho. "Diferentemente de um cursinho de férias, quem vai para uma universidade nos Estados Unidos, normalmente, vai com o foco de não voltar mais. Os pais já precisam ir se acostumando a ter a presença do filho apenas nas férias".

            O trabalho a longo prazo é importante, mas não obrigatório. Se o jovem já tiver uma base pronta, de duas a três semanas a agência consegue intermediar  a sua ida para uma universidade americana.

Intercâmbio teen

            Dentro dessa linha de preparação do estudante, ou simplesmente para expansão de seus conhecimentos, a CI Intercâmbio já está preparando o lançamento do pacote de Intercâmbio teen ou Intercâmbio de Férias para janeiro de 2020.

            Voltado para crianças e jovens de 13 a 17 anos, o curso pode ser feito em duas modalidades: grupo, em que o estudante estará com uma turma e com acompanhamento integral de um Líder CI; e individual, destinado àqueles que já se sentem preparados para embarcar sozinhos e fazer amigos do mundo todo enquanto aperfeiçoam outro idioma. "Além do aperfeiçoamento do idioma, o Intercâmbio teen conta com aprendizado de atividades diversas como empreendedorismo, programação, cuidados com o meio ambiente, visitas a universidades e, claro, passeios repletos de muita diversão", revela Victor.

Serviço: CI Intercâmbio

Endereço: Rua Lavras, 348, São Pedro

Telefones: 2555-2500 / 98401-2881(WhatsApp)

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880