Belo Horizonte, quinta-feira, 18 DE outubro DE 2018
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

ROTATIVO DIGITAL JÁ É REALIDADE EM BH


            Há pouco mais de um mês, começou a funcionar em Belo Horizonte o estacionamento rotativo digital. Desde então, os motoristas interessados podem substituir os talões de papel por um aplicativo para celulares. Para usar o rotativo eletrônico, o usuário precisa baixar o aplicativo disponível para sistemas Android e iOS, e comprar os créditos. A forma de pagamento pode ser cartão de crédito, débito ou boleto. O valor é o mesmo do talão, R$4,40.

            Desde o ano passado, existe no Buritis a cobrança do Faixa Azul em determinados pontos da Avenida Professor Mário Werneck e Rua José Rodrigues Pereira, o que faz com que os motoristas do bairro se atentem ainda mais para a novidade. O aposentado Carlos Valentim, por exemplo, já baixou o aplicativo em seu celular. Segundo ele, a implantação do novo sistema veio em ótima hora. "Quantas vezes tive que sair procurando um lugar para comprar o talão do Faixa Azul e não encontrei, correndo o risco de ser multado. Além deste benefício, ainda tem a praticidade de eu estar em um local e, caso estoure o tempo, posso renovar o rotativo de lá mesmo".

            Entretanto, tem motorista que não está tão satisfeito com o novo sistema. A relações públicas Cristiane Andrade reclama da falta de divulgação do rotativo digital. Ao ser abordada por nossa reportagem, se disse surpresa e pediu uma maior ação por parte da BHTrans. "Eu sou a favor do rotativo. Aqui mesmo, sei que estacionei porque existe a cobrança, senão não haveria vaga. Mas, não tenho conhecimento de nada. Poderia ter levado uma multa. Agora, vou correr atrás e baixar o aplicativo, mas espero que o poder público use mais a mídia e explique melhor sobre o novo sistema".

            Cláudio disse que também sentiu um pouco de dificuldade com o novo sistema, mas que agora já consegue realizar todo o processo bem rápido. "Tudo que é novidade, no início, é complicado, mas depois vai se ajeitando".

Como usar

            Os aplicativos Meu Rotativo, Faz Digital BH e Rotativo Digital BH, em que os motoristas poderão adquirir os créditos virtuais, já estão disponíveis nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Outras plataformas estão em processo de credenciamento. No programa é possível cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas só duas poderão ser ativadas em um mesmo momento.

            Quem está sem celular, ou não deseja utilizá-lo para compras do crédito, pode comprar e acionar os créditos eletrônicos em um posto de venda mais próximo. Pode ser em uma banca de jornal, uma lanchonete, uma livraria, ou qualquer ponto credenciado, identificado com o selo do Rotativo Digital. O motorista compra e aciona o crédito informando a placa do veículo. É fundamental ficar atento ao tempo de permanência indicado na placa de regulamentação. Os antigos talões também continuam valendo.

            Motoristas que não cumprirem as regras cometem infração grave e pagam multa de R$127, podendo ter o veículo removido. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o sistema Rotativo funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h. Aos sábados o uso é das 8h às 13h. Aos domingos e feriados, não é necessário o uso do talão ou aplicativo.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - BH/MG, CEP 30494-360
contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX