Belo Horizonte, segunda-feira, 6 DE julho DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

RAIVA: UNIBH TERÁ ESPAÇO EXCLUSIVO PARA VACINAÇÃO


             Tradicionalmente realizada em setembro, a Campanha de Vacinação Animal em Belo Horizonte de 2019 segue suspensa. Enquanto uma nova data para as imunizações não é estabelecida, donos de animais precisam redobrar os cuidados para proteger seus pets e evitar a transmissão também para os humanos. No Buritis, bairro com o maior número de cães na capital, os moradores contam com um importante aliado na imunização contra a doença. O UniBH, por meio do curso de Medicina Veterinária, realiza campanhas e serviços que podem contribuir com a vacinação no bairro.

            Nos dias 26 de outubro e 09 de novembro do ano passado foram realizadas as edições dois e três do PetDay. Como grande novidade em relação à primeira, foi realizada uma ação de vacinação contra a raiva. No caso, os tutores arcavam com os custos apenas do medicamento. A aplicação, feita por alunos e supervisionada por um veterinário, era gratuita. "No total, durante os dois eventos, foram imunizados 170 cães. Um número bastante satisfatório, mas que pretendemos superar na realização dos próximos. Além disso, já vacinamos dezenas de animais que recolhemos das ruas do bairro", diz a coordenadora do Curso de Veterinária do UniBH, Phriscylla Pires.

                Fora dos eventos, o Hospital Veterinário realiza a vacinação na unidade. Contudo, existe a cobrança da aplicação. "É fundamental que os donos não deixem de vacinar seus animais. Além de protegê-los, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal", orienta.

Investimento

            E a coordenação do Curso de Veterinária prepara uma grande novidade para o hospital neste ano de 2020. Durante o primeiro semestre letivo será inaugurada uma sala de vacinação na unidade, que irá atender cães e gatos. Lá serão aplicadas as vacinas anti-rábica e as múltiplas.

            A sala será um espaço exclusivo para a vacinação. "Isso é uma garantia a mais de saúde para o pet, especialmente filhotes, que ainda não estão imunes às doenças. Sem dúvida uma tranquilidade a mais para os donos", explicou a diretora do hospital, Marina Greco, ressaltando que todo o procedimento é feito com o acompanhamento de um veterinário.

Declaração da Prefeitura

            A Prefeitura de BH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alegou que o número de doses disponíveis não foi suficiente para atender à demanda de cães e gatos da capital. O Ministério da Saúde, responsável por repassar as doses da vacina antirrábica, enviou um comunicado aos municípios recomendando o adiamento da campanha.

            Ainda de acordo com a Secretaria, o pequeno número de doses que está em estoque está reservado para ser usado apenas em casos de animais recebidos pela Zoonozes ou em ações de bloqueio, quando um morcego é identificado com a doença. Não existe uma data definida para a realização da campanha.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX