Belo Horizonte, sexta-feira, 29 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

QUALIFICANDO A ROTINA ESCOLAR DO FILHO


Publicado em 06/08/2019

            O segundo semestre letivo iniciou. Para muitos alunos é hora de correr atrás do tempo, ou melhor, dos pontos perdidos, e ainda conseguir salvar o ano. Preocupados, muitos pais buscam encontrar formas para que seu filho tenha o melhor desempenho e não sofra com a recuperação ou a temida reprovação. E uma importante ferramenta para este sucesso educacional é o planner. Este software livre auxilia a administrar nosso dia a dia. Serve para planejarmos nossa vida a curto, médio e longo prazo, organizando de forma produtiva nossa rotina e dando uma visão geral de metas, compromissos e tarefas.

           Tarefas de casa, semanas de provas, trabalhos escolares e as atividades extra escolares. Afinal, são tantas as atividades que permeiam o dia a dia de nossos filhos! Como organizar essa rotina? Como colocar o planner em prática? Existem funções que são relevantes à aprendizagem, ao comportamento e até mesmo ao controle das emoções. Adquirir a capacidade de controlar o próprio comportamento, aprendizagem e emoções é uma habilidade fundamental para que o indivíduo possa se adequar e se adaptar a uma sociedade que impõe demandas cada vez maiores. Quando essa capacidade falha, o sujeito pode vivenciar uma série de dificuldades de ordem cognitiva ou comportamental que consequentemente resultará em um fracasso acadêmico, social e futuramente profissional.

             De acordo com a neuropsicopedagoga Marcela Rutier, podemos começar a colocar o planner em prática a partir das seguintes estratégias: planejar, fazer e avaliar; dividir coisas difíceis em etapas menores; organizar as coisas; organizar o tempo e, por fim, criar alternativas para tentar encontrar soluções. "É importante que tenhamos a clareza que não estamos nos referindo à remediação de déficits somente, mas a uma intervenção que possa facilitar e promover habilidades enquanto ainda estão em desenvolvimento também".

             Ainda de acordo com Marcela, é preciso incentivar a criança ou o adolescente a ter um local onde suas tarefas estarão expostas de forma clara e compreensível, no caso dos menores o quadro de tarefas é uma boa opção, já para os adolescentes existe no mercado várias opções de planners que podem ser adquiridos em papelarias ou pela internet. "O mais importante é que acompanhemos o dia a dia conferindo se todas as atividades foram realizadas", conclui.

             Para saber mais sobre como utilizar de forma positiva o planner, basta entrar em contato com Marcela Rutier pelo telefone 99912-4937 ou pelo email marcelarutier@gmail.com

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880