Belo Horizonte, quinta-feira, 29 DE julho DE 2021
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

QUADRA DO ZICO É DESATIVADA APÓS QUASE 30 ANOS


Publicado em 08/06/2021

            Apesar do pouco tempo de vida, o Buritis já se tornou referência em BH em quase tudo. Por exemplo, um segmento onde somos muito reconhecidos é o futebol society nem quadra de grama sintética. O bairro abriu as portas para esta modalidade esportiva, há cerca de três décadas, quando ainda era desconhecida para a maioria dos peladeiros. E uma quadra em especial foi a propulsora para todo este sucesso: o Centro de Futebol Zico, localizado na Avenida Mário Werneck, entre a Rua Senador Lima Guimarães e Avenida Engenheiro Carlos Goulart. Ao longo de 27 anos, o espaço mudou de nome algumas vezes, mas continuou sendo a nossa “Quadra do Zico”, onde muitas amizades foram construídas e sempre sendo citado como um dos locais mais tradicionais do bairro. Contudo, esta história chegou ao fim. No lugar das quadras, teremos de agora em diante um grande empreendimento gastronômico no terreno.

             O comerciante Leonardo Esteves jogava futebol na Quadra do Zico há 23 anos. Integrante da turma dos “Boileiros” ficou muito triste ao saber da notícia do fim das atividades no local. Mais que jogar bola, diz que o mais legal era poder encontrar a turma toda semana e ter aquela “resenha” depois da pelada, no bar da quadra. “Quando começaram a desmontar as quadras era como se desmontasse um pedaço da minha história. Foram muitos anos e jogos memoráveis ali. Vi crianças se tornarem peladeiros adultos”.

             A prova de que Leonardo, de fato, viu as crianças crescerem na quadra está dentro de sua própria casa. Pai de três filhos, os dois mais velhos, de 21 e 17 anos, já fazem parte da pelada. “E os três faziam escolinha na quadra. O mais novo ainda fazia até o ano passado. Infelizmente, momentos que ficarão apenas na memória de agora em diante”.

              Mas, de todas as histórias de afinidade com a quadra, nenhuma se compara à de Thiago dos Santos. Mais que um peladeiro, a quadra virou sua fonte de renda e um lugar especial de sua vida. Há seis anos, Thiago, que é professor de Educação Física, criou o Cartola BH, a nova escolinha de futebol na Quadra do Zico. Quando assumiu, a escolinha anterior estava fadada ao fim e contava com apenas 20 alunos. Após anos de dedicação, ao final de 2019 eram incríveis 450 crianças jogado futebol na quadra.

              A notícia do fechamento foi dolorosa, mas já era de certa forma esperada. Thiago sabia da alta valorização do terreno e que uma boa proposta de aluguel poderia surgir a qualquer momento. E se era para acontecer, ele se diz feliz em ter sido agora, após um ano único em sua vida, que foi o de 2020, em que ele se auto intitula como uma Fênix, pois renasceu das cinzas diante de tantas adversidades.

              Em janeiro do ano passado, as quadras do Zico foram praticamente destruídas pelas fortes chuvas no Buritis, ficando completamente soterradas. Foram meses retirando a lama da grama apenas com um aspirador manual. Em seguida, o anúncio da pandemia e a suspensão das atividades esportivas. Muitos teriam desistido. Porém, Thiago foi resistente. E por tudo isso que passou, viu que este não poderia ser o fim. “Recebi a notícia do fechamento da quadra na última semana do ano, entre o Natal e o Réveillon. Pensei: cara, depois disso tudo que passamos, vamos morrer na praia? A vida só pode estar me testando. Mas eu vou superar este desafio também”.

               E o professor de Educação Física superou mais esta adversidade! Com a ajuda dos pais das crianças, que chegaram a fazer pagamentos adiantados de matrículas e mensalidades, em poucos meses Thiago conseguiu montar o Cartola BH em um novo espaço na Mário Werneck. “Aqui, para mim é um pedacinho do Zico. Trouxe para cá a grama, os gols, o alambrado, os refletores. Os proprietários me deram este material por tudo o que fiz pela quadra. Reconheceram meu esforço e me mandaram ir em busca do meu sonho. Sou muito grato a todos”.

                Apesar desta nova fase, Thiago não esconde a emoção que sentiu ao ver o fim da quadra. “Eu tirei a grama com minhas próprias mãos. Assim que as máquinas começaram a trabalhar foi uma emoção muito forte. Conheço cada pedacinho daquele lugar, os funcionários. Ver aquilo acabar foi muito triste”.

Novo empreendimento

                Quem passa em frente à agora antiga “Quadra do Zico” já viu que no espaço serão implantadas duas franquias das renomadas redes Madero e Jeronimo. O Grupo Madero é referência do setor de alimentação do país e tem mais de 200 restaurantes espalhados pelo Brasil.

                Prevista para conclusão no mês de setembro, a assessoria do Grupo revela que a operação no Buritis será “híbrida, onde compreende um restaurante Jeronimo Track e contêiner Madero. Ambos os restaurantes são montados através da reutilização  de contêiner. O ambiente contará com drive thru no Jeronimo, amplo estacionamento e um belo paisagismo”.   Ainda de acordo com a assessoria, a escolha pelo empreendimento no Buritis se deve à alta densidade populacional e com moradores que apreciam a alta gastronomia.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880