Belo Horizonte, quinta-feira, 21 DE novembro DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

PROJETO LEVA ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO A PARQUE


           Passear pelo Parque Aggeo Pio Sobrinho é uma das grandes opções de lazer ao ar livre que encontramos no Buritis. Contudo, agora, além de diversão, ir ao parque também pode significar um importante momento para cuidar da mente. Desde o último mês de junho, acontece um sábado por mês no Aggeo Pio o projeto Saúde no Parque, quando profissionais das áreas da Psicologia, Fisioterapia e Educação Física disponibilizam parte do seu dia de folga para fazerem, de forma voluntária, consultas psicológicas e terapias corporais para o público.

            Um dos criadores do projeto, o psicólogo clínico Gustavo Alvisi, conta que a ideia surgiu após acompanhar algumas discussões em uma rede social do bairro. Segundo ele, as pessoas começaram a falar sobre suicídio sem qualquer embasamento no assunto, que é tão delicado e pode gerar consequências graves. Neste momento, observou o quanto seria importante que as pessoas recebessem orientações no seu dia a dia. Falou da sua intenção com amigos profissionais e, logo, recebeu apoio.

            Atualmente, o Saúde no Parque conta com dez profissionais, sendo oito psicólogos, uma educadora física e uma fisioterapeuta gerontóloga. “As pessoas precisam ser ouvidas, ser orientadas. Como o parque é um refúgio para quem quer ver a natureza, quer se divertir, por que não também ser um refúgio para cuidar da mente?”, indaga.

            Gustavo ressalta que a procura pelo psicólogo deixou de ser um tabu, que muitos antes tratavam como uma “coisa para louco”. Hoje, ir ao psicólogo é saúde, como ir tratar um dente, uma necessidade para a boa saúde como qualquer outra. Além do atendimento psicológico, que é feito de forma individual, o projeto ainda oferece o trabalho de danças circulares e dança materna com recém-nascidos. “Estas atividades, além de trabalharem o corpo, também provocam um importante momento de socialização. Vimos pessoas se conhecendo, criando laços, após fazerem a prática juntas”.

Boa ocupação

             Quando surgiu a ideia do projeto começaram as discussões sobre onde ele seria desenvolvido. A escolha pelo parque acabou sendo a que mais vai de acordo com a sua proposta. “Um local onde iríamos estar próximos das pessoas, e ainda fomenta a ideia de ocupação saudável do espaço público. Os parques foram criados para essa finalidade e a coordenadoria dos parques e praças da Prefeitura também entendeu dessa forma, nos permitindo a realização do projeto”.

            Até o momento foram realizadas duas edições do Saúde no Parque, nos dias 08 de junho e 13 de julho. A próxima está marcada para o próximo dia 10 de agosto. Sempre das 09h às 12h. Para beneficiar o maior número de pessoas, cada atendimento tem a duração média de 30 minutos. “O feedback não poderia ter sido mais positivo. Sentir essa felicidade do outro é uma satisfação imensa. Não tem dinheiro no mundo que pague”, garante Gustavo.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX