Belo Horizonte, quarta-feira, 21 DE abril DE 2021
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

PROFESSORA DO BURITIS QUER APRESENTAR TRABALHO PARA BNCC


Publicado em 12/03/2021

         Fazer uso do lúdico e da criatividade para motivar o ensino/aprendizagem de seus alunos sempre fez parte da carreira da professora de línguas, moradora do Buritis, Andreia Pietra. Entretanto, não satisfeita em ver o sucesso alcançado somente perante seus alunos, a professora tem buscado formas para ampliar o seu trabalho. E o seu primeiro projeto foi lançado neste último mês de fevereiro. Andreia gravou uma série de aulas falando sobre a importância da contação de histórias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

         De acordo com a professora, este documento normativo tem o intuito de unificar a aprendizagem nas escolas públicas e privadas de todos os alunos da educação infantil e do ensino médio no Brasil. Ele estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera de todos os estudantes ao longo da escolaridade básica. “Trabalhar a história em sala de aula é muito importante para o aprendizado. O deleite faz toda a diferença para um novo vocabulário. A motivação, as cores, as fotos, os bonecos, contribuem muito para o aprendizado da criança”. 

          Durante o projeto, a moradora do Buritis também trabalha uma outra competência, que é a ventríloqua, arte na manipulação do boneco e da projeção da voz no objeto. “Treino constantemente a ventriloquia em minha casa, para que cada dia possa melhorar e desenvolver com excelência as minhas contações de histórias. Participo de um grupo de ventriloquos da Argentina com um encontro mensal sempre na plataforma Zoom, buscando aperfeiçoar os meus conhecimentos na língua espanhola e nas habilidades e competências socioemocionais no que diz respeito à desenvoltura e aprendizado da criança”.

          Quem quiser conhecer este trabalho da professora do bairro pode adquiri-lo pela plataforma Hotmart.

Livro

          Já para o mês de maio, Andreia Pietra se lança em um segundo projeto. Ela prepara o lançamento do livro “A educação infantil me chamou para a roda de conversa”, do qual é coautora. A obra é coordenada pelo Movimento Educação é o Alvo – Coletivo Borboletas e Editora Conhecimento, que tem como objetivo discutir com os professores e gestores da educação infantil as implicações da BNCC.

           A professora escreveu o capitulo “A contação de histórias ajuda no aprendizado de uma língua estrangeira”, onde mais uma vez aborda toda esta sua ideia de trabalhar com o lúdico para o desenvolvimento dos alunos. “As diferentes ferramentas pedagógicas usadas nas escolas estão dirigidas a educar por meio de figuras, atividades divertidas adaptadas a cada idade. A busca constante de uma classe criativa, aulas dinâmicas, motivação dos alunos, desenvolvimento do vocabulário, prazer pelo idioma fizeram com que eu buscasse um projeto que fizesse a diferença na educação”.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880