Belo Horizonte, terça-feira, 28 DE setembro DE 2021
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

PRIMEIRO BIKE PARK PÚBLICO DE BH PERTINHO DA GENTE


Publicado em 09/09/2021

            Apesar de o conceito de Bike Park estar cada vez mais presente no país, especialmente junto aos mais jovens, na prática, muito pouco se tem feito para que ele seja implementado. Porém, para os moradores do Buritis que apreciam um pedal em meio à belas trilhas, bem próximo da gente, no Parque Jacques Cousteau, localizado no bairro Betânia (Rua Augusto José dos Santos, 366), foi instalado o primeiro Bike Park público de BH.

            O projeto “Ciclismo Jacques Cousteau” foi lançado em 2019. Contudo, foi apenas neste ano de 2021, com a chegada de novos parceiros, que ele ganhou força.

           Apaixonado por mountain bike, o empresário Ronan Bruzzi é o grande idealizador do projeto. Morador na cidade de Contagem, logo que conheceu o parque do Betânia se impressionou com o potencial do lugar, que se tornou o seu ponto favorito para treinar e desenvolver novas habilidades.

           De acordo com Ronan, ao longo do tempo algumas trilhas do Jacques Cousteau foram se perdendo por falta de manutenção. O parque pedia socorro e precisava de um cuidado especial, algo tinha de ser feito. “Tomei a iniciativa de criar um grupo no WhatsApp e abordava todos os ciclistas que encontrava pelo caminho. Meu objetivo era criar uma força tarefa. Acionei a gerência do parque e apresentei a proposta de iniciar uma atividade voluntária para manter as trilhas vivas e melhorar a estrutura do parque para não perder o espaço precioso que havia ali. A criação do Bike Park logo surgiu”.

            No início, o empresário teve muitas dificuldades em colocar em prática sua ideia. Contudo, com a chegada de mais ciclistas dispostos a ajudar, enfim, o projeto está acontecendo como gostaria. “Estamos fazendo o monitoramento de toda a área verde do Jacques Cousteau, com a limpeza das trilhas que estavam sujas, inclusive, algumas delas caminhando para o abandono. Fizemos o replantio de mudas danificadas e plantio de novas, além da sinalização das trilhas indicando nome, sentido e nível”.

             Os encontros para as trilhas de bike no parque acontecem todos os sábados a partir das 09h. Trajetos foram traçados para que ciclistas de todas as idades possam praticar. “As trilhas são identificadas com placas que orientam sobre o nível de dificuldade: verde é fácil, para iniciante, azul é moderado, para intermediários, e preto é difícil, que exige habilidade e técnicas de pilotagem. Sugerimos uso de capacete e equipamentos de proteção”.

Mais ajuda

             Segundo Ronan, o projeto ainda está com carência de patrocinadores para atingir seu ápice. É preciso recursos para fazer a aquisição de ferramentas necessárias para execução de atividades diversas, confecção de uniforme e alimentação para os voluntários que sacrificam todos os sábados para ajudar o projeto acontecer. O objetivo é fomentar o esporte, estimular a saúde e bem estar, educação ambiental, zelo e cuidados com patrimônio público, melhorar a estrutura do parque como um todo e fazer adoção do mesmo com iniciativa de ações voluntárias.

            “É muito gratificante. Cada dia conheço novas pessoas, com diferentes histórias e que agregam valor com a experiência de vida e know-how para ajudar a somar no projeto. Encorajamos as pessoas a pensarem diferente a respeito do que falta fazer. Ao invés de apontar os problemas, nós apresentamos soluções. Não adianta reclamar da Prefeitura e esperar que façam tudo sozinhos, temos que ter iniciativa e ir em busca dos nossos objetivos Nosso slogam é: Quem trilha, cuida!”, finaliza.

              Durante os encontros, os organizadores ainda fazem o compartilhamento de conhecimento sobre abertura de trilhas e cultura Trail Builder; oficinas sobre temas relacionados com o ciclismo e meio ambiente; mapeamento no App Trailforks (padrão IMBA - iInternational Mountain Bycicling Association).

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880