Belo Horizonte, quinta-feira, 21 DE novembro DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

POSTO DO TRE REALIZA QUASE TRÊS MIL ATENDIMENTOS NO BURITIS


           Com o objetivo de se aproximar ainda mais do cidadão e ampliar a capacitação dos agentes envolvidos diretamente com o processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral - TRE montou, dos dias 21 a 31 de agosto, um posto itinerante de atendimento dentro do campus UniBH, no Buritis. Na ocasião, os moradores tiveram a oportunidade de transferir o título para uma das sessões do bairro, além de fazer o cadastramento biométrico, tirar o primeiro título ou ainda ficar quite com a Justiça Eleitoral. No total, foram realizados 2988 atendimentos, sendo 2395 para o cadastramento biométrico, 480 transferências e 113 jovens tiraram o primeiro título. Dentre esses eleitores, 201 ainda aproveitaram para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

            Ao longo dos anos, o JORNAL DO BURITIS sempre ressaltou a importância de o morador votar aqui. Por se tratar de um bairro novo, muitas famílias se mudaram pra cá, mas não se preocuparam em fazer a transferência do título. Acabavam por se atentar à situação somente no dia da eleição, quando vivia todo o transtorno de ter de se deslocar até o bairro, ou cidade, onde se localiza a sua sessão.

            O aposentado Rodrigo Pontes morou durante muitos anos na cidade de Conselheiro Lafaiete. Foi lá que tirou seu título de eleitor. Há alguns anos se mudou para o nosso vizinho Estoril. Como ainda não havia feito a transferência do título, acabou justificando o voto nas últimas eleições. Agora, vai voltar a exercer o seu maior direito de cidadania. "Ficava chateado em não votar. Por mais que quisesse contribuir com meu país não ia viajar duas horas para votar. Ano que vem não tem desculpa, volto a digitar o número na urna".

            Já Sandra Borges, moradora na Rua Lucídio Avelar, fez uma transferência mais próxima. Há 20 anos ela vota no bairro Prado, mas nas eleições de 2020 ficará aqui no Buritis. "Eu acabei de me aposentar e quero mais tranquilidade em tudo na minha vida, inclusive na hora de votar. Quando for lá no Prado vai ser para uma visita e não pela obrigação de ter de votar".

            A técnica em enfermagem Izis Conceição, moradora na Rua David Maurílio Mourão, aproveitou a  presença do posto do TRE no bairro para fazer o seu cadastramento biométrico. Apesar de a biometria ainda não ser obrigatória em Belo Horizonte nas eleições de 2020, não quis perder esta comodidade. "Eu ia acabar deixando para a última hora e aí ia sofrer com as filas nos cartórios. Aproveitei, já vim, fiz o cadastramento e estou tranquila", disse ela, que aproveitou para parabenizar a Justiça Eleitoral pela ação. "É muito bacana ver esse trabalho. Se preocuparem em facilitar a vida do cidadão. Tomara que todos os bairros de BH tenham este privilégio".

            Gustavo Santos tem 17 anos e aproveitou a instalação do posto no bairro para já tirar o seu primeiro título. O morador da Rua Engenheiro Alberto Pontes não quis saber de esperar pelo próximo ano, quando teria que ir até uma das sedes dos cartórios eleitorais da cidade para fazer o alistamento. "Aqui eu já me adianto e é uma coisa a menos para preocupar no ano que vem. Em relação às eleições vou ter que me preocupar somente em escolher os melhores candidatos".

Sucesso

            O posto itinerante do TRE no Buritis foi mesmo um grande sucesso. Prova disso é que nos dois últimos dias foi feito um reforço no número de guichês para o atendimento ao público. Inicialmente eram oito guichês, depois passaram para 13.

            Suely Rezende, responsável pela 332ª Zona Eleitoral, foi a responsável em coordenar o posto no bairro. Ela considerou o resultado altamente positivo. "O eleitor do Buritis atendeu ao chamado. Compareceu em grande número e nos ajudou a cumprir nossa meta".

            Ainda de acordo com Suely, o TRE tem como meta que 100% do eleitorado faça o cadastramento biométrico até 2022. Até o momento, o alcance foi de apenas 37% . "Vai ser trabalhoso chegar à meta, por isso, o posto itinerante tem sido tão utilizado. Se o eleitor não vai até nós, nós vamos até ele", finaliza.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX