Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

POLÊMICA: BURITIS NÃO TEVE CARNAVAL DE RUA ESTE ANO


Publicado em 09/03/2020

              Milhões de foliões mais uma vez lotaram as ruas de Belo Horizonte e mostraram que o carnaval da cidade se tornou um dos maiores e mais concorridos do país, bem diferente de anos anteriores, quando nos cinco dias da folia a capital mineira quase se tornava um deserto. Porém, o nosso bairro, dessa vez, não fez parte dessa grande festa popular. Pelo menos no que se refere aos blocos de rua.

             Apenas eventos fechados foram realizados por aqui. Dos cerca de 500 blocos que se cadastraram para sair na cidade, apenas um, o Assunta, fez o pedido para desfilar no Buritis. Porém, seus organizadores não colocaram o bloco na rua. O bairro só teve desfile de bloco de rua no pré-carnaval. No dia 8 de fevereiro, o bloco "Quem não viu mentiu" foi o primeiro a desfilar. Já no dia 16, foi a vez do bloco "Buritis de Guimarães Rosa" embalar os foliões.

            A falta de um bloco de carnaval no Buritis levantou uma polêmica. Nas redes sociais, alguns moradores acusaram a associação do bairro de trabalhar contra a saída de blocos de rua. Para esclarecer a situação, uma reunião com alguns organizadores de blocos e moradores foi realizada no dia 28 de fevereiro.

            Um dos mais tradicionais blocos do Buritis, o Inimigos do Fim, informou que o motivo de não desfilar este ano foi a falta de recursos. Já o organizador do Bloco Gandahia, que arrastou uma multidão em 2019, disse que o problema foi a falta de apoio do comércio local. Representantes do Assunta não compareceram ao encontro. Contudo, o presidente da ABB, Braulio Lara, garantiu que a associação em nada interferiu na saída do bloco ou de qualquer outro no bairro.

            "Nem se quiséssemos. Nós não temos competência para isso. É a Prefeitura quem faz as exigências para a saída de um bloco. A única coisa que qualquer cidadão, aí não é só ABB, pode fazer, é denunciar abusos. Quem não desfilou deve assumir a sua responsabilidade", afirmou Bráulio.

Festas particulares

            O grande destaque do carnaval 2020 do Buritis ficou por conta da segunda edição do We Love Carnaval, este ano realizado no estacionamento do UniBH. De acordo com a organização, o evento novamente superou as expectativas. Em quatro dias a festa reuniu um total de 40 mil foliões que cantaram e dançaram ao som de vários ritmos e estilos com alguns dos maiores nomes do cenário musical do Brasil.

“Ficamos muito felizes com a receptividade das pessoas e vimos que elas aproveitaram bastante todas as atrações. Deu gosto ver o público na maior energia positiva e animação. Queríamos fazer uma festa grande e bastante organizada, e conseguimos”, destaca um dos organizadores do evento, Didio Mendes. Ainda segundo ele, essa edição marcou o carnaval de Belo Horizonte como uma folia plural, dedicada a receber todos os públicos e agradar todos os gostos.

            Durante a reunião do dia 28, alguns moradores reclamaram do evento no UniBH, alegando que a música alta adentrou a madrugada. Para eles, o We Love não tem a  proposta do carnaval, uma vez que é um evento fechado, com artistas diversos, e que poderia acontecer em qualquer época do ano.

            Ainda referente a eventos fechados, uma grande surpresa no Buritis foi o carnaval do restaurante Canto de Mainha. O II Folia de Mainha levou muita música e alegria aos clientes, que simplesmente lotaram o local durante três dias de festa. Nomes como Mesa de Buteco, Os Brancões e Zé da Guiomar embalaram os foliões.

                Outro local que esteve movimentado durante o carnaval foi a galeria 143 da Rua Henrique Badaró Portugal (pista de cooper). Os comerciantes se uniram e proporcionaram uma contagiante roda de samba, que fez a alegria de muitos foliões na terça-feira de carnaval.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880