Dados do Termômetro DataZap, realizado com base em anúncios veiculados nos portais do Grupo OLX, ao longo dos últimos 12 meses, revelam que o Buritis segue como o bairro mais procurado entre as pessoas que buscam comprar ou alugar imóveis residenciais na capital mineira, com 4,7% e 4,55% da demanda, respectivamente. Na sequência, os mais procurados para venda são Castelo (4,08%) e Santa Amélia (2,36%), ambos na região da Pampulha. Já para locação, após o Buritis, aparecem os bairros Sagrada Família (3,70%), na região Leste, e Lourdes (3,33%), na região Centro-Sul.
Sócia-proprietária da Solimob Netmóveis, Gabriela Lara tem grande conhecimento sobre o mercado imobiliário do Buritis e confirma os dados da pesquisa.
Segundo ela, há décadas o Buritis tem sido um bairro muito procurado para investimentos imobiliários. No entanto, nos últimos anos, o bairro chegou a um patamar de ser considerado completo para moradia.
"É um bairro que tem qualidade de vida, é bonito. Você andando pelas suas ruas internas, saindo da via principal que é a Mário Werneck, você vê o tanto que ele é bem cuidado, cheio de árvores, ruas bonitas. A gente tem construções de médio e alto padrão que deixam a estética e arquitetura agradável de se ver. Portanto, o Buritis é um bairro que entrega muita qualidade para quem mora aqui e, por isso, ele é cada vez mais procurado".
E ainda completa dizendo que o Buritis também é um bairro seguro. "Apesar das ocorrências que existem, se você fizer uma proporção com o tamanho da população, ele é muito seguro. Ou seja, entrega tudo que uma pessoa precisa para viver bem".
Para quem está a procura de um imóvel no Buritis, a correspondente imobiliária diz que a dica principal é ter em mente o que deseja e, em seguida, procurar uma imobiliária com credibilidade no mercado.
"Procurar uma empresa especializada, competente, é fundamental, porque nela se encontra profissionais que podem orientar de forma certeira, sem fazer o cliente perder tempo vagando sem encontrar o que deseja. O profissional sério a direciona perfeitamente".
O estudo ainda mostrou que a preferência de quem procura imóvel para comprar é por espaços de 50 m² (34%) e com dois dormitórios (38%). O levantamento constatou ainda que unidades sem suítes (43%) e sem vagas de garagem (37%) estão entre as mais procuradas para venda.
Bairros mais procurados em Belo Horizonte para venda de imóveis residenciais
Buritis – 4,7%
Castelo – 4,08%
Santa Amélia – 2,36%
Sagrada Família – 2,24%
Planalto – 2,07%
Santo Antônio – 1,85%
Santa Mônica – 1,7%
Ouro Preto – 1,67%
Centro – 1,63%
Serra – 1,53%
Bairros mais procurados em Belo Horizonte para locação de imóveis residenciais
Buritis – 4,55%
Sagrada Família – 3,7%
Lourdes – 3,33%
Savassi – 3,24%
Castelo – 2,84%
Planalto – 2,17%
Centro – 2,14%
Santo Antônio – 2,05%
Santa Efigênia – 1,68%
Santa Amélia – 1,57%