Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

PARÓQUIA DO BURITIS CONTA COM NOVO PADRE


Publicado em 07/11/2019

            Quem acompanha as missas na Paróquia Santa Clara de Assis já percebeu que a nossa igreja conta com um novo padre. Desde o início do último mês de outubro, as missas no Buritis são comandadas pelo Padre Jorge Alves Filho. Ele assume a função antes ocupada por Padre Celso, que agora está na coordenação da Igreja de São Cristóvão, na cidade de Betim.

            Padre  Jorge chega à paróquia com uma grande experiência. Nomeado sacerdote em 1995, já foi o responsável pelas paróquias de São Miguel Arcanjo, no bairro Pindorama, e Maria – Serva do Senhor, no Alípio de Melo e Nossa Senhora Aparecida, e São Miguel, na cidade de Contagem. Estudou em Roma, onde fez mestrado e doutorado em Teologia da Família e Pastoral. Toda esta competência fez com que há três anos fosse nomeado assessor da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

            Mesmo com pouco tempo no comando da nossa paróquia, Padre Jorge já fala com entusiasmo sobre tudo o que está vivendo. Ficou impressionado com a participação dos fieis nos trabalhos da igreja, em especial do Grupo Mãos de Clara e das pequenas fraternidades. "As pessoas aqui são alegres, gostam da sua igreja, por isso se dedicam aos projetos. Espero contar muito com a ajuda delas no trabalho de evangelização, principalmente junto às crianças e aos jovens".

            De fato, a preocupação de levar o evangelho ao jovem é uma das grandes metas de Padre Jorge no Buritis. "O Papa Francisco tem buscado esta igreja mais renovada. Eu sou pedagogo, quero isso também. É o desafio do mundo hoje e eu estou muito disposto a enfrentá-lo".

Boa impressão

            Uma das características do Buritis é ser um bairro de passagem. Muitas pessoas se mudam para cá para trabalhar e estudar e acabam trazendo consigo suas culturas. Padre Jorge quer acolher todas essas pessoas e fazer com que elas se sintam verdadeiramente do bairro e a igreja tem papel fundamental nessa questão. "Onde há acolhimento, fraternidade, há amor e respeito".

            Se a primeira impressão é a que fica, a chegada de Padre Jorge ao Buritis não poderia ter sido melhor! De acordo com ele, nosso bairro e nossa paróquia simplesmente encantam. A localização da igreja, então, é um capítulo à parte. Construída em uma das partes mais altas do bairro, na Rua Alessandra Salum Cadar, seu cenário é de arrepiar. "Ter esse pôr do sol todos os dias é uma bênção. A montanha é um lugar místico, ela nos deixa mais próxima do Criador, e a Igreja de Santa Clara de Assis está em uma montanha. A natureza a abraça. Não há outra assim em BH. Isso é maravilhoso", ressalta.

            Apesar de nunca ter vindo à Paróquia até a nomeação da Diocese, Padre Jorge conhecia muito da nossa igreja pelas palavras do amigo Padre João Batista, que comandou as obras de construção do templo. "Nunca imaginei que um dia estaria no lugar de onde ouvi tantas histórias. Não é destino. É uma graça de Deus".

            De acordo com o sacerdote, ele chega à paróquia para dar sequência aos trabalhos iniciados por Padre Celso e também para colocar em ação algumas de suas ideias. Quer expandir toda essa beleza já citada que encontrou na igreja e ainda transformá-la em uma estrutura mais acessível. "Minha intenção é fazer uma grande rampa que dê acesso à igreja, passando pelo terreno de entrada. Será a "Passarela da Fé". Além disso, penso em criar um mirante para que as pessoas venham aqui contemplar o pôr do sol. Os moradores têm que sentir que a igreja é deles. Esse é o primeiro passo para arrebanhar novos fieis", declara.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880