Belo Horizonte, terça-feira, 11 DE agosto DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

PANDEMIA ACELERA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO COMÉRCIO


            Muitos empresários que tinham planos para a transformação digital de suas empresas dentro de um prazo médio tiveram que antecipar radicalmente esse processo. A pandemia do novo Coronavírus acelerou os processos de digitalização. Com o isolamento social, boa parte das empresas tem recorrido à tecnologia como única alternativa para driblar a crise e atenuar a queda de receita.

            Impedidas de abrir lojas ou de manter processos físicos, muitas empresas encontraram nas vendas pela internet ou na digitalização dos negócios a maneira não só de sobreviver, mas também de prosperar. Um exemplo de sucesso que encontramos no nosso bairro é a Sosô Lingerie. Antes de ocupar um dos espaços do WO Business Center (Avenida Professor Mário Werneck, 500), a loja de moda íntima feminina ficava instalada em um ponto físico na região da Savassi.

          Proprietárias da loja, Anna Versiani e Mariana de Souza já sentiam as dificuldades de manter o negócio em virtude da crise econômica que passava o país. Porém, quando foi declarada a quarentena, manter as portas abertas em um imóvel de alto valor de aluguel era impossível.

            A princípio, as empreendedoras buscaram um novo local para instalar a loja. Contudo, após muita análise decidiram que poderiam apostar todas as suas fichas no atendimento digital. Por meio das plataformas digitais, suas clientes podem fazer os pedidos. "Elas têm o conforto de receber a peça em casa", explica Anna, que, além de empresária, também é moradora no Buritis.

            A facilidade para a troca de um produto nos dias de hoje é uma garantia para que o cliente possa fazer a compra de qualquer produto de forma virtual. "Mais do que o direito do consumidor lhe garantir essa troca, nenhum empresário vai querer correr o risco de perder o cliente, obrigando-o a ficar com um produto que não gostou. Com essa certeza de que não será lesado, o cliente irá optar pela compra virtual, já que ele tem a comodidade de fazê-la a hora que desejar", completa Mariana.

            Como estão economizando custos com o não aluguel de uma loja, as empreendedoras estão podendo investir em ambiente digital para divulgar suas peças que são de produção própria. Site, anúncios, marketing de conteúdo. Tudo isso tem feito com que a Sosô Lingerie mantenha suas clientes a par de todos os lançamentos e ainda a possibilidade de conquistar outras novas. "Estamos fazendo vídeos, entre outras estratégias com as ferramentas digitais. As vendas que atingimos entre os meses de março e abril foram próximas as do período do Natal do ano passado. Realmente, um sucesso", ressalta Anna.

Consultoria digital

            Morador na Rua Ernani Agrícola, Vinícius Fonseca tem mais de dez anos de experiência em marketing digital. Criador da Búri Digital Marketing, ele conta que desde o ano passado tem sido procurado por empresas que querem fomentar o seu atendimento on-line. Contudo, o desespero provocado após o anúncio da pandemia fez com que essa procura aumentasse de forma assustadora.

           Apesar da necessidade imediata, Vinícius deixa bem claro que para alcançar o sucesso é preciso planejar. "Não é por conta da atual situação que vai sair fazendo de qualquer jeito. Se o empresário está com dificuldades, o cliente também está. Então, ele irá valorizar ainda mais o seu dinheiro e fazer a compra somente se encontrar algo que realmente lhe agrade".

            Se o mundo digital é um grande desafio para a maioria dos empresários, para os mais velhos ele se torna assustador. Como fazer para convencer uma pessoa que tem um negócio há anos de que é preciso mudar, talvez, começar do zero.

            De acordo com Vinícius, ao apresentar um estudo detalhado de forma objetiva, personalizada e com cronogramas sobre como a empresa precisa utilizar o marketing digital para alcançar o sucesso, esses empresários acabam se convencendo. "Antes de começar a criar o site para poder gerar receita de verdade, é necessário fazer um planejamento de ponta com análise do mercado”, recomenda. 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX