Belo Horizonte, domingo, 17 DE novembro DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

ORIENTAÇÃO QUE FAZ TODA A DIFERENÇA


            Entrar em uma faculdade e ter uma carreira de sucesso é o sonho da grande maioria dos jovens, entretanto, escolher uma profissão nem sempre é uma tarefa fácil. É muita responsabilidade para quem ainda está saindo da pré-adolescência. São tantas dúvidas. Por isso, ter uma boa orientação neste momento pode fazer toda a diferença. Justamente pensando nisso, a Newton realizou no fim do mês de agosto a edição 2019 da Feira de Profissões. Alunos do Ensino Médio de 28 escolas de Belo Horizonte compareceram ao campus da universidade no Buritis e, de uma forma informativa e divertida, puderam conhecer detalhes sobre os cursos e profissões que pretendem seguir.

            A Feira de Profissões da Newton contou com dinâmicas, atividades interativas, oficinas com acadêmicos e profissionais dos cerca de 40 cursos de graduação que são ofertados pelo centro universitário. Coordenadora do evento, Paula Ribeiro garante que esta experiência pode ter sido fundamental na decisão do estudante. "É realmente dar um norte a ele. Tem gente que chega aqui com tanta dúvida que não sabe se vai seguir um curso na área de humanas, exatas ou da saúde. Tentamos ao máximo mostrar a eles tudo o que irão encontrar, desde o conteúdo em salada de aula ao atual cenário do mercado de trabalho".

            Paula coordena a Feira de Profissões da Newton já há alguns anos. Neste período perdeu a conta de quantos alunos que esbarrou pelos corredores da faculdade e que lhe disseram o quanto foi importante participar da feira para a escolha que fizeram. Um exemplo é a estudante de Engenharia Ambiental, Thamires Souza.

            Thamires cursava o 3º ano do Ensino Médio e participou da Feira. À época, estava propensa a escolher o curso de Farmácia. Mas, ao ter o contato com os professores do curso de Engenharia Ambiental, mudou radicalmente de ideia. "Eles me mostraram várias coisas que eu nem imaginava. Participei de laboratórios. Fiquei encantada. Fiz a escolha pela Engenharia Ambiental e hoje tenho certeza que não poderia ter feito opção melhor para minha vida".

Objetivo alcançado

            Bastou conversar com alguns jovens que estiveram no campus Buritis para perceber que a feira terá participação importante na escolha que irão fazer. Moradora na Rua Lauro Ferreira, Camila Fantaguzzi percorreu pelos vários estandes. Apesar de ter se encantado por diversas profissões, a experiência serviu para ratificar sua escolha. "Vou estudar Estética e Cosméticos. Eu amo essa área e, após conhecer tudo que o curso oferece, não tenho a menor dúvida de que é isso que eu quero seguir", diz ela, lamentando apenas que o curso só tem na unidade da Silva Lobo, por isso, não irá poder estudar no bairro.

            Os amigos Emanuela Ferraz e João Vitor Avelar também aproveitaram ao máximo a Feira de Profissões da Newton. Contudo, as conclusões foram bem diferentes. Enquanto para um ela foi decisiva, para outro serviu para abrir ainda mais o leque de possibilidades.

            Desde o final do Ensino Fundamental João Vitor já tinha o desejo de ser um dentista. Depois de conhecer os professores do curso de Odonto da Newton teve a certeza de que esta é a profissão que quer seguir. "Eles são fantásticos. Me mostraram tudo que eu queria. Tiraram dúvidas. Me convidaram até para fazer uma visita ao consultório. Foi muito legal".

            Antes da feira, Emanuela era mais um dos inúmeros estudantes que estão no último ano do Ensino Médio e que não sabem qual carreira irão seguir. Ao conhecer os cursos da Newton ainda não tomou sua decisão, mas agora já tem um caminho. "Será na área de humanas. Jornalismo, Psicologia, Direito. Vou continuar estudando as possibilidades, mas agora com um foco".

            Além de todas as orientações e dinâmicas, os estudantes que participaram da feira ainda receberam kits especiais da Newton e ficaram isentos da taxa de inscrição do Vestibular 2020/1.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX