Belo Horizonte, terça-feira, 19 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

O BURITIS


UM DOS MELHORES DE BH


Um dos melhores bairros de Belo Horizonte. Esta é a síntese do Buritis, um bairro que ao longo dos últimos 30 anos se transformou em um dos mais atrativos da capital mineira. No início da década de 90 foi chamado de "maior canteiro de obras da América Latina" devido à enorme quantidade de edifícios residenciais que foram construídos no bairro.


No censo de 2010 o Buritis já aparecia como o segundo bairro em população em Belo Horizonte, ficando atrás somente do Sagrada Família. Na época, eram cerca de 30 mil moradores. Porém, nos últimos oito anos o bairro continuou o seu vertiginoso crescimento, surgiu o Buritis 2 e hoje temos cerca de 40 mil pessoas morando no bairro.


Uma das maiores vantagens do Buritis, além da sua privilegiada localização, é a variada gama de serviços que o bairro oferece. Na educação, aqui se frequenta desde o Maternal até cursos de doutorado em Universidades. O comércio é outro segmento que proporciona ao morador uma diversidade de produtos que dificilmente ele precisa sair do bairro para fazer suas compras.


Na gastronomia o bairro está cada vez mais plural. Uma profusão de bares e restaurantes que oferecem um cardápio variado para todos os gostos e idades. Na prestação de serviços o morador do Buritis também está muito bem servido, com estabelecimentos em todos os ramos.


É claro que o bairro tem seus problemas. A população clama por mais segurança, um trânsito com mais fluidez, mais áreas verdes e um olhar mais atento do poder público. Mas sem dúvida alguma o Buritis já é algum tempo um ótimo lugar para morar e também para empreender.


HISTÓRIA ANTIGA


O Buritis é um bairro novo, mas tem uma longa história. Assim o bairro é abordado no livro "Da Memória para a História", lançado no ano passado pela Escola Americana. Para a criação da obra tudo foi considerado, como o início da ocupação por João Leite da Silva Ortiz, época do Brasil colônia no século XVIII, passando pela aquisição da Fazenda Tebaidas pelo químico e empresário Aggêo Pio Sobrinho na década de 20 até o parcelamento e urbanização, ocorridos a partir do crescimento da sede municipal de Belo Horizonte para a região Oeste, da criação da avenida Raja Gabaglia e do surgimento de novos bairros como Palmeiras, Estoril e o próprio Buritis a partir do final da década de setenta.


ESTÁ NO LIVRO


Dentre os relatos mais marcantes presentes na obra encontramos o de Aggêo Lúcio Gualberto Ribeiro, filho de Aggêo Pio Sobrinho. Quem vê a imensa estrutura do Buritis logo imagina que o bairro foi planejado para ser desta forma. Uma forte ação imobiliária em uma região localizada próxima ao centro-sul da capital. Porém, a realidade não foi bem assim! Na verdade, por muito pouco, o terreno onde se localiza o bairro não foi doado à Santa Casa e, muito provavelmente, a nossa história teria sido bem diferente.


Apesar de ser apontado como o fundador do Buritis e ter seu nome no principal parque do bairro, além de uma avenida, Aggêo Pio Sobrinho, dono da Fazenda Tebaidas, terreno onde se localiza o Buritis, começou a conviver com grandes problemas de invasão em sua propriedade e, para evitar um mal maior, decidiu se livrar dela. A doação só não ocorreu porque os filhos não permitiram. Eram 19 glebas, cerca de 5 milhões de m2, que não valiam muito na época, mas que os quatro filhos exigiram ficar com elas. "Eu e meus irmãos fizemos uma permuta com uma construtora para a criação dos loteamentos. Engraçado que o foco foi a construção do bairro Palmeiras. O terreno onde fica o Buritis era montanhoso e, por isso, ainda mais sem valor", conta Aggêo Lúcio.


De acordo com ele, o boom populacional do Buritis ocorreu muitos anos depois quando o bairro foi ligado pelas avenidas Raja Gabaglia e Barão Homem de Melo. "De repente, da longínqua região Oeste o Buritis estava no centro-sul de BH. Isso fez os olhos do mercado imobiliário se abrirem para o bairro", comenta o filho de Aggêo Pio.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880