Belo Horizonte, sexta-feira, 28 DE janeiro DE 2022
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

NOVO CENTRO DE SAÚDE DO HAVAÍ É ENTREGUE À POPULAÇÃO


Publicado em 11/01/2022

            Apesar de ser uma reivindicação antiga dos moradores do Buritis, o nosso bairro, mesmo sendo o mais populoso de Belo Horizonte, ainda não conta com um centro de saúde próprio. Enquanto esta demanda não é atendida, a alternativa para recebimento do atendimento público de saúde é por meio de postos localizados na região. Neste sentido, 2021 terminou com uma boa notícia. No dia 13 foi inaugurada a nova sede do Centro de Saúde Havaí, instalada na Rua Paulo Diniz Carneiro, 742, no bairro vizinho. A unidade trará inúmeros benefícios para mais de 25 mil moradores da região, incluindo o Buritis.

            A nova unidade de saúde possui dois andares de área construída em aproximadamente mil m². São 18 consultórios, sendo um odontológico e um anamnese; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização. 

            A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estima que em torno de 25.300 pessoas serão assistidas pela nova unidade, que conta com uma estrutura ampla, ambiente mais acolhedor, humanizado e totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida. “Além disso, a unidade também foi beneficiada com mais uma equipe de Saúde da Família, passando de três para quatro, e mais uma equipe de Saúde Bucal, totalizando duas”, explica o secretário Jackson Machado. 

            O Centro de Saúde Havaí conta ainda com equipe de apoio composta por clínico geral, ginecologista, pediatra, enfermeiro, pessoal administrativo, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. Também integra o trabalho uma equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), formada por nutricionista, farmacêutico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e educador físico. 

            A unidade faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). “Segundo a Organização Mundial de Saúde, o modelo das novas unidades de saúde de Belo Horizonte é referência mundial. O Centro de Saúde Havaí é uma das 27 obras entregues em 2021 que vão trazer mais conforto para trabalhadores e principalmente para sua população", garante o secretário.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880