Belo Horizonte, sexta-feira, 26 DE abril DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

NOVA ILUMINAÇÃO DE LED CHEGA AO BAIRRO


           Há cerca de dois anos, a Prefeitura de Belo Horizonte deu início à substituição, nas ruas, das lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias de LED. Neste ano de 2019 o trabalho chegou ao Buritis. Muitas vias públicas do bairro já receberam a nova tecnologia e a expectativa é de que todas as lâmpadas sejam trocadas até o mês de abril de 2020. O objetivo com a mudança é a melhora na iluminação pública e a garantia de maior segurança ao cidadão.

           Basicamente, as lâmpadas de LED iluminam melhor, são mais modernas, econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio, que apresentam tonalidade alaranjada (temperatura de cor baixa), gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original. As luminárias LED são, no mínimo, 45% mais econômicas e permitem a adoção de temperatura de cor adequada à cada ambiente urbano.

             “A luz na cor “branco neutro”, semelhante à da lua, foi a escolhida para modernização das vias de Belo Horizonte. A tecnologia também permite o uso de óptica específica para direcionamento do fluxo luminoso reduzindo a poluição luminosa por difusão, além de menor índice de ofuscamento. Outro ponto que merece destaque é que as luminárias em vapor de sódio apresentam taxa de falha em torno de 6%, enquanto a taxa de falha das lâmpada LED gira em torno de 1%”, explica o diretor de Engenharia e Tecnologia da BHIP - empresa responsável pela troca das lâmpadas -, Marcelo Menegatto.

             Ainda de acordo com o diretor, neste modelo o município consegue prestar um serviço de melhor qualidade e, ao mesmo tempo, economizar. Após a modernização, as novas luminárias LED trarão economia anual de R$25 milhões na conta de energia elétrica da iluminação pública da Prefeitura, além de atender as normas de iluminação brasileira. A parte ambiental também ganha, pois as luminárias LED utilizam material não contaminante, ao contrário da iluminação convencional com vapor de sódio ou mercúrio e outros ele - mentos químicos que demandam descontaminação. “Acreditamos também que, com a cidade melhor iluminada, haverá redução na criminalidade e diminuição dos acidentes ocorridos em razão de iluminação insuficiente”.

Prazos

            O projeto de modernização da iluminação pública é realizado por regionais, divididas em cinco marcos. Os trabalhos foram iniciados nas regiões periféricas da cidade e estão avançando no sentido centro/sul. As luminárias LED instaladas neste mo - mento no bairro são fruto de um projeto pontual que servirá de referência para a modernização definitiva. “O Buritis integra o marco 5, que terá a iluminação completamente modernizada a partir de abril de 2020. A partir de abril deste ano, os trabalhos estão sendo focados nas regiões no - roeste e oeste”, diz Marcelo.

            O diretor de engenharia ressalta ainda que o projeto que vem sendo realizado é pioneiro em escala mundial em razão do curto espaço de tempo em que todo o parque de iluminação de uma cidade do porte de BH será modernizado. “Apenas para efeito de comparação, cito o caso de Los Angeles, nos EUA. Eles modernizaram aproximadamente 210 mil pontos de iluminação pública em sete anos. Estamos fazendo na metade do tempo. O cronograma prevê que 100% da modernização será concluída até outubro de 2020, ou seja, 180 mil pontos de iluminação pública, em apenas três anos”. 

              No total, serão R$ 400 milhões investidos pela BHIP na operação e modernização durante os 20 anos de concessão.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX