Belo Horizonte, domingo, 25 DE outubro DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

NO OUTUBRO ROSA, MORADORA CONTA SUA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO


             Ao acompanhar uma tia para um exame de mama, no ano de 2008, a moradora do Buritis Heloiza Piló aproveitou a ocasião e também pediu ao médico para fazer o exame, já que teria que retornar alguns meses depois para realizar o seu. Infelizmente, o resultado testou positivo para grau 4. Imediatamente, Heloiza começou a ler sobre tudo no Google e constatou que era um câncer. Não falou com os filhos, só com o marido e sem choros. Chegando ao consultório logo foi falando ao médico, “se tiver de fazer quimioterapia, vou já cortar o cabelo”. O médico pediu para olhar as mamografias e riram juntos porque ele a pediu para trabalhar em sua sala de espera para conversar com os pacientes, pois o seu astral não era de uma pessoa que estava com câncer.  E com esse astral que a nossa moradora da Ernani Agrícola segue até hoje lidando com todos os momentos da vida e é um grande exemplo para falarmos do Outubro Rosa.

               Após a consulta, Heloiza foi para casa e no almoço de domingo comunicou aos filhos e genro que estava com câncer, mas que era para ficarem tranquilos, pois iria vencer esta doença. Não queria ninguém chorando e nem a acompanhando. Se precisasse pediria ajuda. “Ia sozinha fazer os exames e sem medo, sempre confiante. Logo depois da cirurgia o meu médico já indicou uma fisioterapeuta e uma massagista para fazer drenagem no meu braço. Marquei também a radioterapia, 33 sessões, também ia sozinha fazer. Criamos um grupo " Amigas do Câncer ". Fomos a 1° turma no hospital Mater Dei a inaugurar o aparelho novo que havia chegado”.

                Heloiza começou a fazer a radioterapia em agosto e terminou em outubro daquele ano. Neste período, aprendeu que ter o pensamento positivo sempre, fé em Deus e nunca desesperar é o melhor remédio. “Tudo na vida tem um porquê. Nada é por  acaso. Viver a vida a cada dia bem vivido é o meu lema. Sabendo que existem situações piores e que também são superadas com amor, fé em Deus, determinação e sem mimimis. Meus filhos e agora netas aprenderam que não podemos desesperar por nada. O que tem de ser, será”.

Importância do exame

                Heloiza destaca a importância de campanhas como o Outubro Rosa, para despertar nas mulheres os cuidados com a sua saúde. “É se prevenir, não ter medo de ir ao médico, enfrentar com fé, determinação, com atitude positiva sempre e se amar, se respeitar em primeiro lugar. Ah! E nunca ter medo de falar a palavra câncer. Você fala e sai de você, vai embora”.

               E a luta da moradora contra a doença não parou por aí. Em 2010 teve constatado um câncer de língua - linfoma de malte. Retirou e ficou livre até 2013 quando teve câncer de pele, que até hoje, faz acompanhamento a cada três meses. “Sou muito grata pela vida e irei batalhar por ela sempre. E sempre com um grande sorriso”. 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX