Belo Horizonte, sexta-feira, 19 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

NA BILBOQUÊ "É BRINCANDO QUE SE APRENDE"


Publicado em 09/07/2018

           Uma das maneiras mais efetivas de diversificar e estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico é por meio de atividades que fogem do padrão tradicional de ensino. Com este pensamento, a diretoria da Escola Infantil Bilboquê oferece a seus alunos diversas atividades lúdicas que integram o currículo regular da escola e engrandecem o seu conhecimento: são aulas de música, artes, jogos de tabuleiro, de encaixe (Edulig), plantio de hortas e gastronomia. As crianças, literalmente, aprendem se divertindo!

            À primeira vista, pode até parecer estranho. Mas, longe dos livros didáticos e perto de jogos e brincadeiras, há muito espaço para o aprendizado. Com o slogan ‘Aqui se aprende brincando’, a Bilboquê aposta no lúdico para ensinar. "A ideia é despertar a curiosidade dos alunos, bem como a imaginação, a criatividade e o raciocínio", explica a diretora Maria Claret Lamounier. Por trás de cada atividade existe uma proposta pedagógica. “Propomos na Bilboquê um  aprendizado que vem por meio da convivência, do sentir, do compartilhar, do divertir, utilizando  jogos, materiais lúdicos e ferramentas que valorizam  as relações interagindo com o conteúdo”, diz. Ainda de acordo com a diretora, o ato de brincar também ensina os pequenos sobre a socialização. "Durante um jogo, a criança aprende a ganhar, perder, obedecer às regras e também vivencia frustrações, alegrias e união".

Como acontece

            Quando os alunos saem da sala de aula e são levados para ambientes diferentes é possível aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades. Em uma das aulas de culinária por exemplo, as crianças foram até a cozinha experimental com a nutricionista da escola, Júlia Ferreira, que os acompanha nas atividades e orienta o cardápio mensal, e ajudaram a preparar um biscoito de laranja. Além de se divertirem e saborearem a delícia que fizeram, os alunos aprenderam sobre as vitaminas presentes na fruta, tudo que é possível ser feito com ela, e como o seu consumo faz bem para a saúde.

            Manuela e Aimê, alunas do 1º Ano, são apaixonadas pelas aulas da Bilboquê. Elas garantem que aproveitam ao máximo cada minuto. "Eu gosto muito das aulas de música e artes", diz Aimê. "Eu adoro ir para o parquinho", completa Manuela.

            “Quanto mais nova a criança é, maior a importância dessas atividades. Não dá para mantê-las trancadas o tempo todo em sala de aula, ensinando como se fossem adultas. Esse é um método ultrapassado e pouco eficaz. Precisamos criar formas para que elas tenham o conhecimento, sem deixar de desfrutar da infância”, finaliza.

Matrículas

            Para os pais que têm o desejo de matricular seus filhos na Escola Infantil Bilboquê, as inscrições para o segundo semestre de 2018 já estão abertas. Inclusive, o programa de ambientação pedagógica acontece desde o dia 02 de julho.

            A Bilboquê no Buritis fica na Rua Desembargador Amilcar de Castro, 631. O telefone de contato é o 3378-7433. No bairro Gutierrez, o endereço da escola é Rua André Cavalcanti 625, telefone: 3372-6544.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880