Belo Horizonte, quarta-feira, 21 DE abril DE 2021
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MUDANÇA NOS HÁBITOS É ESSENCIAL PARA COMBATE AO CÂNCER


Publicado em 09/02/2021

            Uma importante data é celebrada neste mês de fevereiro. No dia 4 se comemora o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma data criada com o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar positivamente as pessoas para que cada vez mais se mobilizem e busquem a prevenção, evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

            Os maus hábitos, os quilinhos extras, o excesso de álcool e o alto nível de estresse, desequilibram os hormônios, os níveis de cortisol e a reação à fome. O impacto é direto e, como consequência, ocorrem mudanças das células sadias em cancerosas, com danos no DNA, alterações químicas e moleculares, o que denominamos de “epigenética” (capacidade de mudança dos genes pela interferência do meio ambiente). Apenas 5% a 10% dos cânceres têm origem genética, enquanto 90% a 95% estão associados ao estilo de vida, sendo a dieta responsável por 30% a 35%, cigarro por 25 a 30%, infecções por 15% a 20%, obesidade por 10% a 20% e o álcool por 4% a 6%.

           O câncer no Brasil é a uma das principais causas de morte, sendo o sobrepeso e a obesidade ligados a quase 20 tipos de cânceres. “O consumo de alimentos ultraprocessados, excesso de carne vermelha, baixo consumo de frutas e verduras, que são ricas em antioxidantes e fibras, trazem resultado negativo à saúde e conferem ao corpo um estado inflamatório crônico. O alto índice inflamatório está relacionado aos cânceres em geral”, comenta Dra. Laysa Barbosa de Oliveira, especialista em Nutrologia pelo Hospital Felício Rocho.

             Moradora na Rua Cônsul Walter, Dra Laysa relata que, felizmente, nos dias atuais tem se observado uma onda de mudança no estilo de vida das pessoas. Ter uma boa noite de sono, desfrutar de alimentos sem toxinas, equilibrar fome e saciedade, bem como praticar exercício físico regularmente tem se tornado uma meta para muitos na busca da satisfação pessoal. “Reconectar-nos com a mente, espírito e emoção é fundamental para que ocorra transformações na consciência e no comportamento. A vida pertence a cada um de nós”.

             Desde o ano de campanha 2019 a campanha do Dia Mundial do Câncer tem como tema “Eu sou e eu vou”. Uma chamada para ação a qual pede por um compromisso pessoal para ajudar a reduzir o impacto do câncer. Seja você quem for, você tem o poder de reduzir o impacto do câncer para si mesmo, para as pessoas que ama e para o mundo.      

            De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, existem diagnosticados mais de 100 tipos de câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma equivale a cerca de 30% de todos os tumores registrados no Brasil que ainda apresenta:

- Próstata (31,7% em homens);

- Mama feminina (29,5% em mulheres);

- Cólon e reto (9,4% em mulheres e 8,1% em homens);

- Colo do útero (8,1% em mulheres);

- Traqueia, Brônquio e Pulmão (8,7% em homens e 6,2% em mulheres).

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880