Belo Horizonte, segunda-feira, 21 DE setembro DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MOSTRA DE ARTE GRATUITA NO COLÉGIO LOYOLA


          Neste fim de março, foi inaugurada a exposição “Entre”, do jovem Pedro H Carvalho, na galeria cultural do Colégio Loyola “Passo das Artes”. A mostra traz dezesseis peças do artista e ficará em cartaz até o dia 17 de abril, com entrada franca.

          Rostos célebres e releituras de clássicos. Esse é o conteúdo dessa mostra, inspirada na trajetória artística do jovem de 20 anos, que traz trabalhos pontuais de importantes fases de seu desenvolvimento estético. São esboços, pinturas, cadernos de desenhos e anotações, com temas variados, passando pela figura humana, paisagem e natureza-morta.

           Além de ser a estreia de Pedro H Carvalho, a exposição também inaugura a temporada de eventos culturais abertos ao público do Colégio. Pelo Passo das Artes, os espectadores verão peças com distintas técnicas, como desenho, aquarela e pintura. Para o Loyola, é um marco de grande importância: “É muito interessante acompanhar o desenvolvimento quase embrionário de um artista. Fui professora do Pedro no 9º Ano e, após ter concluído o Ensino Médio, continuamos acompanhando seu amadurecimento. Multifacetada, a exposição pode servir de inspiração para vários aspirantes que a visitam”, conta Amanda Lopes, professora de Artes do Colégio.

           A decisão de abrir as portas para a primeira exposição do jovem foi fruto do acompanhamento do novo artista visual de Belo Horizonte, principalmente pelo seu interesse: “Agora que ele comprovou maturidade estética, optamos por expor o seu trabalho e parte de sua trajetória. Esperamos que a mostra sensibilize o olhar tanto dos nossos estudantes quanto dos visitantes externos”, finaliza a professora.

          Para o artista, que tem apenas 20 anos, o reconhecimento por parte da instituição, que o ajudou a desenvolver essa formação, foi fundamental: “É extremamente gratificante ter o trabalho reconhecido pelo Colégio em que estudei. O Loyola sempre fará parte da minha vida. Ainda mantenho contato com professores e ex-alunos que se tornaram orientadores e amigos”.

Sobre o artista

           Ligado à arte desde a infância, Pedro começou sua educação formal em artes no ano de 2013 com o objetivo de refinar suas habilidades e se livrar de vícios estilísticos: “Uso a arte como forma de expressão criativa desde os meus dois anos de idade”, conta.

           Embora muitos de seus trabalhos se iniciem de forma orgânica, alguns se baseiam em rabiscos realizados entre as aulas ou esboços inspirados em celebridades e pessoas encontradas na internet. “Recorro frequentemente ao grande acervo de minha professora Conceição Boaventura como fonte de inspiração e referências anatômicas e compositivas”.

          Pedro H Carvalho estudou no Colégio Loyola entre 2010 e 2016. Faz aulas de pintura, desenho e aquarela no Atelier Conceição Boaventura há seis anos praticamente. Também fez os cursos de “História da Arte Contemporânea” e de “Desenho: Técnicas e Poéticas”, ambos na Escola Guignard. “As dezesseis obras que escolhi representam bem diferentes períodos da minha vida, as várias técnicas com as quais eu trabalho”, finaliza o jovem.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX