Belo Horizonte, sábado, 20 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MORADORES SE UNEM EM PROL DE PRAÇA DO BAIRRO


Publicado em 04/10/2018

           Um dos espaços mais tradicionais do nosso Buritis está de cara nova! Moradores e comerciantes do bairro se uniram e revitalizaram a Praça Aroldo Tenuta, localizada na Avenida Professor Mário Werneck. Além de uma grande limpeza e pintura da arquibancada do teatro de arena e também do marco fundamental, inúmeras mudas de árvores e flores foram plantadas nos jardins e brinquedos para crianças foram instalados. O único objetivo da ação é que a comunidade tenha um verdadeiro espaço de lazer e convivência.

            O "Happy Flower na Praça", como foi denominado pelos seus idealizadores, aconteceu nos sábados 15 e 22 de setembro. Através das redes sociais e do tradicional boca a boca, as pessoas ficaram sabendo da ação e se propuseram a participar, seja com a doação de mudas e equipamentos, ou mesmo com o seu trabalho e o tão precioso tempo. O que não faltou foram rostos suados e mão sujas com a terra. Um cenário que exemplifica muito bem como que, unidos, somos fortes e alcançamos nossos objetivos.

             Álvaro Henrique Rojas foi o grande responsável em organizar o ato popular em prol da praça. Morador da Rua Marco Aurélio de Miranda há 11 anos, acompanhou de perto os problemas que a Aroldo Tenuta vinha sofrendo nos últimos tempos. O que antes era um local citado com orgulho, aos poucos foi sendo deixado de lado pelos moradores e ocupado por marginais. Álvaro captou esse sentimento e decidiu que era preciso fazer algo. Se tornou uma espécie de guardião da praça e lançou a ideia, que acabou superando todas as expectativas. "Tomou uma proporção que nunca poderia imaginar. A ideia era apenas melhorar o visual, mas até a pintura da arena aconteceu. O universo conspirou a favor. Estou muito feliz", ressalta ele, lembrando que recebeu apoio de vários setores, inclusive, da prefeitura de BH e da associação do bairro.

            Quem não poderia deixar de participar da ação era dona Marli Brito, que faz um trabalho de "formiguinha" na Aroldo Tenuta há muitos anos. Foi ela quem semeou e cuidou de várias árvores que existem na praça como os ipês e a pitangueira. "Eu sempre digo que tudo o que eu fiz não foi para mim, mas sim, para a "mãe natureza". Tenho certeza que todos que estão aqui hoje estão pelo mesmo propósito. É um sonho que se tornou realidade", se emociona.

            O casal Welington e Gildenia Vaccari, literalmente, pegou a enxada e colocou a mão na terra. Moradores em um prédio que fica bem em frente à Aroldo Tenuta, sempre tiveram o desejo de revitalizar a praça, até mesmo para que ela se mostrasse um lugar mais seguro para as famílias. Assim que souberam da ação se prontificaram a participar. "Já éramos vigilantes desta praça, agora estaremos ainda mais de olho. Aqui irá se tornar o nosso quintal como sempre sonhamos".

Participação e reconhecimento da população

            O "Happy Flower na Praça" acabou se tornando um grande evento no bairro. Moradores de áreas mais distantes do Buritis compareceram para ajudar e um café da manhã foi organizado. O clima era de muita alegria e de admiração. "Acabou virando um encontrão. Tinha vizinho aqui que não se conhecia e hoje parecem ser amigos de muito tempo. Esse também era um objetivo nosso", explica Álvaro.

            Quem passava pelo local e via a ação dos moradores fazia questão de parar e dar o seu apoio. É o caso do economista, Antônio de Souza Castro. "Eu sou fã de tudo isto. É claro que temos muita divisão da sociedade, mas quando ela se une acontece o que estamos vendo aqui. Estão todos de parabéns", exalta.

            E a ação deu tão certo que não deve parar por aí. O objetivo dos organizadores é conseguir voltar com atividades culturais na arena e também revitalizar outras áreas do bairro. "Já veio gente pedindo para fazermos o mesmo em outras pracinhas e é claro que vamos fazer. Queremos o bem de todo o nosso bairro, que nossas crianças cresçam em um lugar bonito e preservado", finaliza Álvaro.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880