Belo Horizonte, domingo, 17 DE novembro DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MORADORES SE UNEM EM PROL DE MAIS UMA PRAÇA DO BURITIS


            Bons exemplos têm que ser copiados!  Após a união de moradores em prol da revitalização da Aroldo Tenuta, outra praça do Buritis também passou pela experiência de ser abraçada pela comunidade e ganhar nova vida. Por iniciativa dos moradores da região, a praça da Rua Stella Hanriot recebeu nova pintura, plantio de flores e, mais recentemente, brinquedos para a garotada. A "inauguração" desta nova praça aconteceu no dia 12 de outubro com um piquenique pra lá de especial para as crianças e seus papais.

            O trabalho de revitalização da praça começou a nascer há cerca de um ano. Descontente em ver a situação do espaço, sujo e mal cuidado, o engenheiro Marcos Silveira decidiu, por conta própria, fazer algo para mudar aquele cenário. Comprou alguma latas de tinta e ele mesmo pintou a arena e outros lugares da praça. "Até gato morto eu encontrei aqui. Definitivamente não era o lugar que eu queria para frequentar com a minha filha. Dei esse primeiro passo com a expectativa de que mais moradores se unissem por essa causa", disse ele, que é pai da Rafaela, de 9 anos.

            E a semente plantada por Marcos tempos depois acabou dando frutos. Mãe do pequeno Vitor, de 1 ano e 8 meses, a advogada Thaís Brasileiro colocou uma meta em sua vida: contribuir para a revitalização da praça da Stella Hanriot. Assim, criou um grupo de mães (que conta com quatro avós e dois pais, para não sermos injustos) e começou a estipular algumas ações. Lançou uma vaquinha virtual e, para sua surpresa, rapidamente alcançou a verba necessária para fazer uma nova pintura na praça, plantar 70 mudas de azaleias e ainda comprar os brinquedos. "Foi muito gratificante ver a resposta dos  moradores. Eu tinha estipulado um valor e ele foi ultrapassado. Que bom, porque o inicial não daria pra fazer tudo o que eu queria", brinca.

Participação

            Vivendo cercadas por edifícios, as famílias do Buritis têm como refúgio suas praças. A da Rua Stella Hanriot talvez seja a maior em extensão. Todos queriam frequentá-la, especialmente quem tem filhos pequenos, mas a situação em que ela se encontrava não era nem um pouco atrativa. A revitalização do espaço não só os trouxeram para a praça, como também resulta em uma sensação maior de segurança.

"Eu moro bem em frente à praça. Temia até pela segurança da minha filha. Afinal, da forma como estava, ela era um lugar propício para a presença de marginais. Essa união dos moradores influenciou até mesmo na parceria com a PM, que agora toda vez que denunciamos alguma situação suspeita, os militares chegam aqui rapidamente", ressaltou o gerente da área de saúde, Leandro Noronha.

            Integrante do grupo de mães, a administradora Natália Penido tem uma função muito especial. Ela é a responsável por organizar os saborosos e divertidos piqueniques. Em seu rosto era fácil perceber a felicidade em ver aquele momento acontecer. "Essa praça é muito significativa para todos nós. É um contato que temos com a natureza e o nosso espaço de confraternização. Por causa dela conheci pessoas muito especiais que, com certeza, dentro do apartamento não iria conhecer. Que todos nós continuemos lutando para dar sequência nestas ações".

            Leandro também destacou esta socialização proporcionada pela praça. "Eu posso até não conhecer o nome de todos os pais que frequentam aqui, mas das crianças conheço todos".

Continuidade

            Assim como foi com Marcos, Thaís já pensa no segundo passo, de acordo com ela o mais difícil, que é a manutenção da praça. A primeira é criar um rodízio de moradores para aguar as azaleias plantadas, para que não morram. A segunda, é pintar ainda mais lugares da praça. "Essa praça era cinza, agora ela está colorida. Essa expressão não uso apenas me referindo à pintura, mas ao sentimento que ela passa".

            Com esse grande movimento de moradores, a expectativa também é que, a partir de agora, a Prefeitura abrace a causa e ajude a fazer uma manutenção constante da praça.

            Os moradores que quiserem ajudar, o site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/amigos-da-praca-da-stella-hanriot segue em aberto para doações. O telefone de contato de Thaís é o 9 8785 8640.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX