Belo Horizonte, sábado, 20 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MORADORES PROMOVEM AÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA DA ÁRVORE


Publicado em 09/10/2020

           O Dia da Árvore não passou despercebido no Buritis. Em homenagem à data, um grupo de moradores da região se reuniu para fazer o plantio de mudas às margens do Córrego Ponte Queimada. A ação teve como principal objetivo reflorestar a área para preservar a mata ciliar, impedindo erosões, melhorando a qualidade da água e evitando enchentes. Além disso, a boa ocupação do espaço também busca conter a ação de pessoas que descartam lixo no local. No total, 20 pessoas, entre adultos e crianças, participaram da ação que resultou no plantio de 13 árvores entre floríferas e frutíferas como goiabeiras, acerola, amoras e limoeiros.

           Maria Sther Moreira é bióloga e especialista em educação ambiental. Moradora no vizinho Havai, conhece a região há mais de 40 anos, quando ainda nem existia o Buritis. De acordo com ela, trabalhos comunitários como esse, de educação ambiental, preservação, saneamento básico e menor consumo ou consumo consciente são de grande importância para nossa sobrevivência. “Eu comecei na causa ambiental na década de 80, quando quase ninguém falava sobre isso. Na região tinham mais nascentes que tem hoje, infelizmente. A população tem que entender que sem água, sem áreas verdes, a nossa vida seria comparada aos desertos e ou não existiria”. Em um momento em que a questão da saúde pública está tão em voga, Maria Sther ressalta a importância de lutarmos pela melhoria do serviço de saneamento básico. “É preciso mostrar para todo mundo que a cada um real investido em saneamento, economizamos quatro reais em saúde pública”.

            Morador na Henrique Badaró Portugal, o artesão Cléber Santana não somente participou do plantio como também fez questão de doar uma escultura para que fosse colocada na área. A garça esculpida por ele fez o maior sucesso, especialmente junto à garotada. “Foi muito legla ver a reação das pessoas, principalmente das crianças que são a nossa grande preocupação. Temos que cuidar agora para garantir o futuro delas. Esse projeto é para o bem da comunidade, um estilo de vida saudável para as pessoas e a natureza”. A próxima ação do grupo ambientalista será colocar plaquinhas com os nomes das árvores e organizar uma oficina de minhocário para melhoria da qualidade da terra.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880