Belo Horizonte, quinta-feira, 28 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MORADORES CRIAM PROJETO PARA AJUDAR CÃES DE RUA DO BAIRRO


Publicado em 09/07/2018

            Uma iniciativa de um grupo de moradores do Buritis tem deixado muito mais feliz a vida de cães de rua do bairro. O "Projeto Cão de Rua" criou através de alguns canos e juntas em PVC um comedouro de ração e bebedouro de água para que os animais pudessem se alimentar e hidratar. As peças foram instaladas em um ponto da pista de cooper da Rua Henrique Badaró Portugal. Agora, o grupo conta com o apoio da comunidade para conseguir mantê-las sempre bem abastecidas.

            A estudante Layra Sol é uma criadoras do projeto que, segundo ela, busca conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar de cachorros de rua, uma vez que estes já sofrem muito no dia a dia. "A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, o que é um número absurdo, por isso, devemos estar sempre tentando fazer o bem a esses bichinhos que, por mais que não pareçam, são tão vulneráveis e indefesos".

            Ainda de acordo com Layra, o grupo tem a consciência de todos os problemas de ordem de saúde pública advindos da presença de cães nas ruas, tanto que o maior desejo é que estes animais sejam adotados. Entretanto, como isto é algo que não acontece  com frequência, enxergaram que era preciso fazer algo em prol destes animais. "Esperamos mesmo que as pessoas que vejam os cachorros da rua adotem eles. Mas, enquanto eles estão abandonados não podemos ficar apenas observando o seu sofrimento".

            Ana Paula Melo é sócia-proprietária de um pet shop no Buritis. Apesar de ficar um pouco receosa se esta ação possa vir a trazer para o bairro cães de outras regiões, parabeniza o grupo pela ação. "Criar um ponto de alimentação para os animais de rua eu acho super válido, assim eles não passam fome, mas isso é um paliativo. O ideal seria aliar a alimentação com a castração, desta forma não iriam perpetuar a espécie".

            . Apaixonada por animais, Ana Paula sempre organiza feiras de adoções em seu estabelecimento. Pelas dificuldades encontra, enaltece a importância do projeto. "Hoje resgatar um animal de rua sai muito caro, pois deve verificar a saúde, vacinação, lar temporário, adaptação ao novo lar, e o pior, muitos adotantes devolvem o animal à pessoa que resgatou. Então, criar um ponto de alimentação fica mais barato diante da crise", conclui.

Apoio

                Como é um trabalho voluntário, o grupo necessita do apoio da comunidade para manter os vasilhames sempre abastecidos. Quem quiser contribuir pode entrar em contato pelo telefone 999510822 ou ainda nas redes sociais: Instagram: projeto_cao_de_rua e Twitter: caoprojeto. "Basicamente nós estamos à procura de doações de ração para o abastecimento das vasilhas ou até mesmo a ação de pessoas para abastecerem por si só", diz Layra.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880