Belo Horizonte, sábado, 25 DE janeiro DE 2025
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MORADORA ESCREVE LIVRO INFANTIL SOBRE AUTISMO 


Publicado em 09/01/2025

            A fábula do Pé de Feijão serviu de inspiração para que uma moradora do Buritis escrevesse uma bela obra sobre como devemos lidar com crianças com o Transtono do Espectro Autista (TEA). “João e o Pé de Sonho”, de Juliene Mattos, traz a história de João, o caçula da família, um menino esperto e muito sorridente. De poucas palavras, ele tem dificuldade de se comunicar com as crianças da sua idade. Maria, sua irmã, logo percebe que ele tem um jeitinho diferente de se relacionar e compreender o mundo ao seu redor. João é autista. 

            Nessa aventura, os irmãos aprendem a compartilhar dois universos distintos e nos ensinam que cada pessoa dentro do TEA é única e tem seus talentos, habilidades e perspectivas. “João e o Pé de Sonho” explica de forma lúdica algumas características do autismo e nos mostra que com informação, amor, respeito e tolerância podemos superar todas as dificuldades.

            "Ao receber o diagnóstico de TEA do meu filho percebi que conhecia muito pouco sobre o assunto. Buscar por conhecimento acerca do tema foi muito importante para auxiliar minha família no amparo e tratamento do meu filho. Publicar um livro sobre Autismo é uma forma de desmitificar e disseminar conhecimento de um tema que ainda é tão pouco conhecido".

            De acordo com Juliene, ela deciciu escrever o livro para levar conhecimento e esperança para as famílias e quem convive com crianças autistas. 

            “Eu quis levar mais beleza e poesia para um transtorno que traz tanta dificuldade. O nome transtorno não é por acaso, ele muda a vida, a rotina, muda a visão que a gente tem daquele filho, a idealização que a gente fez. Eu quis mostrar que não precisa ser tão pesado”.

O livro

            Com delicadas ilustrações de Juliana Oliveira, João e o Pé de Sonho vai conduzindo o leitor aos poucos para o mundo da criança autista. A cada página, os personagens mostram que a criança atípica percebe e interage com o que está ao seu redor de forma diferente da irmã, e os dois vão se entendendo nas diferenças.

            Juliene diz que é importante falar sobre o tema para combater o preconceito, que é “o conceito que vem antes do conhecimento”. "Acredito que o preconceito diminui à medida em que a sociedade conhece o que é o autismo e como é a vida da família atípica".

            Além do livro, a escritora do Buritis tem feito palestras sobre o tema. João e o Pé de Sonho está à venda pelo site veredaeditora.com.br. Mais informações podem ser obtidas com a própria autora pelo telefone 9 9611-4402.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880