Uma moradora do Buritis conquistou duas medalhas na disputa do BOP Games 2024, evento realizado no Mineirão e considerado o maior festival multiesportivo da América Latina. A médica Isabela Pitanga se sagrou campeã no tênis de mesa na categoria por equipes feminina e ficou com a prata no individual na categoria para veteranas.
Assim como todo jogador de tênis de mesa, a paixão pelo esporte começou quando criança brincando de "ping pong". Foi desta forma que praticou até chegar à faculdade, quando conheceu uma família de mesatenistas, que a ensinou o que era o tênis de mesa de verdade.
Em seus seis anos de faculdade, Isabela conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em jogos universitários. Porém, a atleta teve de deixar o esporte de lado para se dedicar à Medicina. Somente em 2019, quase 20 anos depois, voltou a ter contato com o tênis de mesa.
"Colocaram uma mesa no meu prédio e meu filho, então com 10 anos, me convidou para jogar com ele. Foi o gatilho para que eu voltasse a praticar e ter vontade de disputar torneios". A moradora da Rua Stella Hanriot conta com entusiasmo como foi a participação no BOP Games 2024.
"O interessante é ser convidada por meninas “beeemmm” mais jovens para compor a equipe. Uma outra jovem tinha um campeonato brasileiro e teve que ser substituída. Daí me convidaram. No esporte ter 46 anos e alguns cabelos brancos já é ser vista como a tia, mas “no fundo no fundo” o espírito de atleta competitiva se mantém jovem. O que o físico precisa batalhar mais, a experiência ameniza".
Mais visualização
A boa participação de Hugo Calderano nas Olimpíadas de Paris fez com que muitos brasileiros acompanhassem a disputa do tênis de mesa e vissem a modalidade como um esporte de alto rendimento. Isabela destaca esta força do tênis de mesa e torce para que mais vezes as pessoas pratiquem o esporte.
"Às vezes as pessoas acham que não é um exercício porque se trata de ping pong, aquele velho esporte de brincadeira. Mas, não. O tênis de mesa é um esporte muito completo e, para quem leva a sério, une o útil ao agradável".
A edição deste ano do BOP Games foi marcada por números expressivos e uma grande diversidade de atividades reunindo ao todo 10.624 atletas, mais de 14 mil visitantes, 38 modalidades esportivas e uma série de atrações culturais e gastronômicas, consolidando-se como o maior festival multiesportivo da América Latina.