Belo Horizonte, sábado, 24 DE janeiro DE 2026
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MORADORA É COAUTORA DO LIVRO MULHERES NA MINERAÇÃO 


Publicado em 07/01/2026

           Lançado pela Editora Leader, o livro "Mulheres na Mineração” reúne histórias de mulheres que estão moldando o futuro da indústria da mineração. Cada capítulo é uma lição de resiliência, inovação e liderança, destacando como essas mulheres estão não apenas conquistando espaços, mas também transformando e criando um novo cenário no setor. E, entre suas coautoras, a obra traz a história da moradora do Buritis Ana Keli Alves, engenheira química que há 20 anos atua na mineração.

           Ana chamou a atenção dos idealizadores do livro em razão de seu projeto “Botina & Salto”, um movimento de mulheres na mineração com o objetivo de compartilhar experiências, ideias e discutir temas relevantes para o crescimento pessoal e profissional em um ambiente seguro.

          "O Botina & Salto nasceu para inspirar, conectar e abrir espaço para que mais mulheres ocupem seu lugar na indústria, e isso é só o começo. Hoje, nosso grupo é formado por mais de 300 mulheres, de vários segmentos da indústria e do comércio".

          Como uma referência ao seu projeto e sua história, o capítulo de nossa moradora recebeu o título "Eu uso botina e salto".

          "Quando eu iniciei na mineração nós éramos 10%. assim como todas as outras profissionais, passei por muitos desafios para ser ouvida, para poder utilizar o meu conhecimento para ajudar a trazer novas soluções. Lutar até mesmo para solicitar a presença de um banheiro feminino nas minerações. Hoje, somos 25% de mulheres na mineração. Evoluímos, mas ainda temos muito a crescer, e eu acredito muito que o poder de estarmos juntas é o que irá fazer com que possamos ir mais longe", emociona.

            Por sua participação no livro, Ana Keli também foi reconhecida com o “Troféu Série Mulheres - por mais mulheres na literatura”. Um prêmio que, segundo ela, reforça muito a importância do trabalho que vem realizando.

           "Para mim foi muito emocionante, pois jamais imaginei ter o meu nome em um livro. O prêmio é um reconhecimento de que o trabalho que venho desenvolvendo vale a pena e tem feito a diferença entre as mulheres. Isso é algo que recarrega as minhas energias".

            A Série Mulheres é um projeto conduzido pela Editora Leader, cujo propósito é inspirar mulheres a contar suas histórias e impactar positivamente diversas áreas do conhecimento. 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail: jornaldoburitis@gmail.com

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880