Belo Horizonte, sexta-feira, 29 DE março DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MORADOR DO BAIRRO INAUGURA UM NOVO JEITO DE REIVINDICAR


Publicado em 05/12/2018

          Nos últimos tempos muito se tem falado sobre o dever que o cidadão tem de lutar pelo bem-estar social. Devemos sim, cobrar do poder público uma resposta por tudo o que consideramos que infringe o nosso direito de cidadão, porém, é fundamental que saibamos a forma de protestar. Isso tem de acontecer sem violência ou ofensas ao próximo. E a verdade é que, com educação, mostrando com exatidão o seu ponto de vista, a chance da conquista é muito maior. Uma prova disso é a história do poeta Pedro Ramalho. Morador do Buritis, ele "provocou" a Prefeitura utilizando a sua arte e seu pedido foi contemplado.

            Pedro reside na Rua Pedro Natalício de Morais bem próximo ao Parque Ageo Pio Sobrinho. Todos os dias faz questão de dar um passeio pelo parque. Conhece como poucos o local. Além de toda a sua beleza interior, também admirava as árvores que existiam em frente, na calçada. Contudo, durante as obras de revitalização da Mário Werneck elas foram arrancadas. Sensibilizado, e sem receber uma resposta de quem trabalhava na obra sobre o real motivo da retirada, decidiu fazer uma poesia. "FERIRAM BELO HORIZONTE" simula um diálogo entre o pedaço de tronco que restou de uma das árvores arrancadas e o poeta. Nele, ela o indaga o porquê a mataram, se só fazia o bem para todos que ali passavam.

            Ao finalizar a poesia, Pedro Ramalho decidiu encaminhá-la à Prefeitura. Aqueles versos se tornariam sua arma contra a injustiça ali praticada. E o resultado não poderia ter sido mais satisfatório. Poucos dias depois, o poeta recebeu uma resposta do poder público, lhe informando que novas árvores seriam plantadas no local, o que, de fato, ocorreu no início do mês de novembro. "Em breve, quando elas estiverem mais frondosas, voltarão a servir sombra durante o calor, proteção contra chuva, abrigo para os micos e inspiração para este poeta".

Vida do poeta

            Natural da Bahia, Pedro Ramalho se mudou para Belo Horizonte há cerca de dois anos e meio. Escolheu o Buritis para morar por encontrar aqui um clima ameno, agradável, e belas paisagens, como a do Parque Aggeo Pio. "Minhas inspirações para escrever encontro no dia a dia, no ambiente em que estou, e o Buritis é uma grande fonte. Já tenho 1776 poesias, muitas delas escritas em BH. Inclusive, já fui um dos poetas homenageados durante a Feira Literária do Colégio Magnum,. Meu nome estava ao lado de Castro Alves, Guimarães Rosa, entre outros gigantes. Um grande orgulho".

            Parte das poesias do morador do Buritis pode ser encontrada em seus três livros já lançados: "Simples Mente", volumes I e II, e "Poesias Infinitas", que podem ser adquiridos na Livraria Leitura do Shopping Paragem ou diretamente com o autor pelo email: pedroramalho1950@gmail.com.  

            Antes de se mudar para a capital de todos os mineiros, Pedro Ramalho foi contemplado com uma cadeira na Academia de Cultura da Bahia.

FERIRAM BELO HORIZONTE

Uma voz frágil e suave,

vinda de um tenro brotinho,

último suspiro da decepada árvore,

que enobrecia o caminho. 

 

Perguntou-me: "Poeta, porque me mataram?

Só dou sombra e flores, sou totalmente do bem,

quantos por aqui já passaram,

e nunca ofendi ninguém."

 

Minha raiz tão ferida,

nas terras das Minas Gerais,

povo que defende a vida,

não aceitará isso jamais.

 

As lágrimas do meu rosto,

solidarizaram-se com teu último orvalho.

Momento de intenso desgosto,

ao vê-la, sem tronco e sem galhos. 

 

Estou em Belo Horizonte,

cidade do verde e consciente,

levarei teu pedido às fontes,

o prefeito, e a Secretaria do Meio Ambiente. 

 

Vou pedir para transplantar, 

uma árvore pra bem junto de ti,

e, às autoridades solicitar,

os responsáveis, punir.

 

Com um triste sorriso acrescentou:

"Grades protegem, mas ao empatarem o crescimento,

retirem-as por favor,

evitam sofrimentos."

 

Descanse em paz árvore amada,

parte de Buritis, em frente ao parque Ageeo Pio Sobrinho. 

Sua mensagem será plantada,

nas mentes com muito carinho. 

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880