Belo Horizonte, quinta-feira, 18 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MORADOR DECLARA GUERRA AOS SUJÕES DO BURITIS


Publicado em 07/11/2018

          Já faz alguns anos que o JORNAL DO BURITIS iniciou uma batalha contra os sujões do bairro. E o alvo principal são as faixas de propagandas penduradas em postes e árvores. Infelizmente, em qualquer canto do Buritis que você esteja irá se deparar com uma delas, e os serviços oferecidos são os mais diversos, desde o aluguel de um imóvel, a aulas particulares e ver a sorte nos búzios e tarôs. Mas, se a luta é árdua, fica a satisfação em ver que não estamos sozinhos. Um morador, por conta própria, tem se dedicado a percorrer as ruas do Buritis durante à noite, recolhendo as faixas e dando a elas um ótimo destino: o lixo.

            Temendo algum tipo de represália, o morador pediu para não ter sua identidade revelada na reportagem, mas faz questão de contar como nasceu esta iniciativa. Segundo ele, essa poluição visual lhe traz muito incômodo desde quando veio morar em Belo Horizonte. Não somente as faixas, mas também as pichações, e percebia que algo precisava ser feito. Quando se mudou para o Buritis, há três anos, percebeu que o bairro poderia se tornar pioneiro nesta luta contra a poluição visual. "Acredito muito que o cidadão precisa também fazer a sua parte em parceria com o poder público. A partir daí, iniciamos com a retirada dessas "benditas" faixas. Acho que o profissional que utiliza esse meio de mostrar a sua empresa, com o mundo que vivemos, poderia utilizar meios mais inteligentes e não poluidores".

            Apesar de não ter um número exato, o morador acredita já ter retirado em torno de 600 faixas no bairro. Contudo, como podemos perceber no dia a dia, a quantidade de faixas que são colocadas é muito maior do que as que são retiradas. Por esta razão é preciso que toda a população de bem entre nesta briga. "Um tempo atrás fiz uma publicação em alguns grupos de Whatsaap aqui e não tive tanto retorno assim, a minoria é a favor, mas muitas pessoas faltaram me crucificar por essa postura. Infelizmente as coisas irão melhorar no nosso bairro a hora em que as pessoas realmente começarem a fazer o seu papel de cidadão e denunciarem através do canal do 156 da PBH e ajudar o poder público em ações como essa. Infelizmente é fácil ficar atrás das redes sociais falando, mas sair da toca e fazer alguma coisa para melhorar o meio onde você vive, é muito difícil", ressalta.

            Para o morador, o primeiro grande passo a ser dado é não adquirir um produto que seja exposto com este tipo de publicidade. As pessoas têm que querer viver um lugar mais harmonioso e agir por isso. "É muito feio ver faixas de todo o tipo afixadas em postes, nos cruzamentos, e o pior, é ver algumas delas afixadas em árvores com pregos, afinal a árvore sofre quando um prego é fincado em seu tronco, pois ali passa a ser uma porta para doenças e enfraquece sua estrutura. Existem muitas formas de alguém "vender o seu peixe", como diz o ditado. Se você me fizer a pergunta, de que bairro eu quero? Vou lhe responder. Quero um bairro harmonioso e limpo, que possamos juntos transformar o Buritis em um lugar mais saudável e organizado. Basta que cada um faça a sua parte, simples assim!!! Basta querer", conclui.

Ação da ABB

            Segundo o morador, há casos em que a Associação do Bairro Buritis (ABB) entra em contato com o proprietário da faixa e pede para que ele a retire, caso contrário ela será recolhida. Se houver insistência na ação, o empresário poderá ser denunciado e até multado pela sua atitude. "De acordo com a lei municipal, a multa é de R$ 2.975,34, tanto para a pessoa flagrada colocando o engenho publicitário quanto para o anunciante. A ABB tem a obrigação de zelar pelo bairro e o dever de exigir que aqui estamos fiscalizando e trazendo uma harmonia".

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880