O sonho de 10 a cada 10 cozinheiros do mundo está pertinho do morador do Buritis. Em uma parceria inédita em Minas, o UniBH irá oferecer um curso de Bacharelado em Gastronomia em conjunto com a maior rede de escolas de culinária e hospitalidade do planeta, a Le Cordon Bleu. Os ajustes já estão em fase final e a primeira turma inicia as aulas já no segundo semestre deste ano.
Há seis anos o Instituto Ânima de Educação, do qual faz parte o UniBH, iniciou sua parceria com a Le Cordon Bleu, tendo a primeira turma em São Paulo. De lá pra cá, sempre foi um desejo trazer o curso de culinária para Minas Gerais e a unidade a ser contemplada era a do centro universitário do Buritis. A parceria foi bem costurada e agora o curso chega com o know-how de se tornar referência e elevar ainda mais os setores de gastronomia e hospedaria do estado.
"A culinária e a receptividade mineira já são destaques mundo afora. Imagina quando elas tiverem a chancela de qualidade técnica da Le Cordon Bleu? Sem dúvidas, iremos elevar o setor a outro patamar", comenta o reitor do UniBH, Rafael Cicarinni.
O curso de Bacharelado em Gastronomia do UniBH com a Le Cordon Bleu será muito mais que a formação de um grande cozinheiro. Ele ensinará não apenas receitas e técnicas de cozinha, mas possuirá disciplinas sobre segurança alimentar, valor nutricional, processos industriais, legislação do ramo alimentício, entre outros.
"Não forma apenas o cozinheiro, mas a cadeia de profissionais existentes no setor da gastronomia. Iremos ensinar até mesmo a como fazer a gestão de um restaurante. Temos muitos casos de grandes cozinheiros que, infelizmente, não sabiam gerir financeiramente o seu restaurante e acabaram tendo de fechar as portas", diz o reitor.
Retorno para o bairro
De acordo com Rafael Cicarinni, o UniBH segue com sua proposta de ser parte integrante da comunidade do Buritis e oferecer possibilidades para o desenvolvimento local. Ele não tem dúvidas de que a chegada do curso da Le Cordon Bleu ao campus é mais uma destas ações que irá contribuir com o desenvolvimento do bairro. "Teremos aqui a formação de grandes profissionais que, provavelmente, irão escolher o Buritis para criar suas raízes. Ou até mesmo a vinda de profissionais que já estão no mercado e que terão o desejo de ficar próximos a esta escola referência".
O reitor ainda faz questão de ressaltar a importância que o setor gastronômico tem para todos os segmentos da economia. "Normalmente, uma reunião para se firmar um grande negócio acontece em uma mesa de restaurante. Na mesa são criadas conversas e novos empreendimentos surgem".
Cicarinni finaliza. "Estamos vendo a busca de Minas Gerais em se tornar referência da culinária mundial. O queijo mineiro, por exemplo, está próximo de se tornar patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. Nosso objetivo com a parceria com a Le Cordon Bleu é fomentar ainda mais esta iniciativa".
Diferentemente de outros cursos como Música e Artes Plásticas, o curso de Gastronomia não exige qualquer pré-requisito. Para saber mais informações basta acessar o site unibh.br.