Belo Horizonte, segunda-feira, 1 DE junho DE 2020
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

MÃE DO BURITIS SE REINVENTA PARA ENTRETER OS FILHOS EM CASA


            “Ser mãe é padecer no paraíso”. Às vésperas do Dia das Mães (próximo domingo, 10 de maio), esse famoso dito popular, que ironicamente carrega a ideia de maternidade enquanto um sacrifício, um padecimento sagrado ao qual todas as mulheres devem se submeter para alcançarem a plenitude, nunca foi tão bem empregado quanto nesse momento de isolamento social, em que as aulas das crianças estão suspensas e os pequenos precisam ficar em casa em tempo integral. Além de todo o carinho e atenção, muitas mamães estão buscando maneiras alternativas de entreter os filhos durante este período. Na casa da pedagoga Kelly Caroline Costa foi criada uma nova rotina para que os filhos não fiquem entediados. Podem ser atividades simples, mas que precisam prender a atenção dos pequenos. Este é um bom momento para estreitar os laços entre pais e filhos.

            Moradora na Rua Paulo Diniz Carneiro, Caroline é mãe de Alice (05) e Filipi Bernardo (01). Ela diz que assim que soube da notícia da pandemia do novo Coronavírus teve muito medo e insegurança. Ficou confusa e só pensava em cuidar bem de sua família. Antes mesmo do anúncio da suspensão das aulas, já deixou de levar os filhos para a escola. Fez compras no mercado e manteve todos isolados. "Como ainda estava tentando entender o que de fato estava acontecendo, já tomei a iniciativa. Depois comecei a filtrar o que era notícia verdadeira e falsa, acostumar com a nova rotina e lembrar que como mãe eu não precisava me cobrar tanto".

           Casada com o administrador Filipi Costa, Caroline explica que em sua casa não há babá  nem empregada doméstica. Diante da nova situação, decidiu dividir o dia em blocos, manter uma rotina, apesar de não exatamente em horários para não ficar ansiosa ou preocupada. "Mantive a rotina, os horários das refeições e do sono são fundamentais para nos auxiliar. Faço uma lista de prioridades tais como: atividades escolar da Alice, refeições e atividade motora das crianças. Deixar bem claro que não temos essa sensação de férias, pois quando se fala em férias se fala em tempo livre e liberdade de horários".

Atividades em casa

            Ser pedagoga facilitou muito a adaptação à nova rotina da casa, uma vez que Caroline tem familiaridade com muitas atividades motoras que podem ser trabalhadas junto às crianças. "Dançamos, pulamos, cantamos, movimentamos o corpo para gastar a energia deles. Alice faz atividades escolares, está em processo de alfabetização. Tem pequenas responsabilidades domésticas para ajudar em sua autonomia. Lemos histórias juntos, além de outras atividades pedagógicas que eu preparo com massinha, tinta, cartolina, entre outros materiais. Serviço de papelaria está sendo essencial para nossa família (risos)".

            Este tempo maior ao lado da mãe, realmente, tem sido muito proveitoso para as crianças, tanto que Alice conta que da escola só sente um pouco de saudades dos amigos. "Eu estou achando muito bom ficar em casa, me divertindo muito. São muitas brincadeiras legais que a minha mãe cria".

Algo positivo

            Para a moradora do Buritis, muita coisa boa pode se aprender com esse momento. No seu caso, diz que foram criadas muitas expectativas junto às crianças e nesse ano, infelizmente, a vida tomou um rumo que não esperavam. Porém, no fim passou a refletir que quase tudo que precisava estava dentro do seu lar.

            "Acho que muitas vezes nossos filhos só precisam de nós por inteiro, com tempo, dando atenção à nossa família. Percebo que eles estão muito bem em casa, não pedem para sair, nem para ir a escola, vejo um contentamento deles, porque esse contentamento está dentro de mim. Estou mais próxima deles, consigo fazer as coisas com mais calma, sem pressa. Como irmãos estão muito mais unidos. Filipi desenvolveu tanta coisa, está conseguindo se comunicar melhor, a amizade deles é incrível. Só escuto as gargalhadas das brincadeiras de longe às vezes".

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX