Belo Horizonte, sexta-feira, 19 DE abril DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

JORNAL DO BURITIS ENTREVISTA NOVO REITOR DO UNIBH


Publicado em 07/11/2018

            Desde o fim do mês de setembro, o UniBH está sob nova coordenadoria.  O professor Rafael Ciccarini, doutor em Artes, assumiu a função após cerca de um ano ocupando o cargo de vice-reitor do centro universitário. Além da experiência na gestão acadêmica, Ciccarini possui destacada trajetória na gestão cultural, tendo atuado como curador, crítico e produtor de diversos eventos nas áreas das artes e cultura de Belo Horizonte. Em entrevista ao JORNAL DO BURITIS, o professor fala sobre os desafios que espera encontrar na nova função e como pretende estreitar ainda mais os laços do UniBH com o Buritis. 

JORNAL DO BURITIS: Como foi receber o convite para o cargo de reitor do UniBH?

Rafael Ciccarini: Foi extremamente emocionante. Já que eu sempre acreditei que a educação transforma e que trabalhar no que você ama é um grande diferencial para fazer seus sonhos darem certo. Por isso, assumir o mais alto cargo de uma instituição de ensino tão importante para Minas Gerais é, sem dúvida, um momento marcante da minha carreira.

JB: Quais serão seus primeiros desafios à frente do centro universitário?

Rafael Ciccarini: Os desafios começaram em 2017 quando assumi a vice-reitoria. Nosso objetivo foi implantar uma nova forma de gestão que tem como princípio o conceito de Campus Aberto. A ideia é que o UniBH se torne, efetivamente, uma extensão dos espaços públicos da cidade onde a comunidade pode usufruir de toda a vida que existe dentro de uma universidade, seja ela educativa, inclusiva ou cultural. Agora, como reitor, pretendo continuar trazendo essas mudanças e já temos grandes planos para os próximos anos.

JB: Você falou em grande planos para o futuro. Mas, já existe algum novo projeto perto de ser executado? 

Rafael Ciccarini: Muitos projetos já estão no papel e sendo negociados com futuros parceiros. Mas o projeto mais importante, neste momento, é a implantação completa do Ecossistema Anima de Aprendizagem (E2A).  O objetivo dessa proposta pedagógica é trazer perspectivas mais modernas em termos de organização curricular, estratégia de ensino e aprendizado. Ela funciona como uma matriz por competência e vai muito além de só apresentar conteúdo ao aluno. A Matriz E2A segue uma moderna tendência do mercado internacional e também do mercado de trabalho. 

JB: Existe a possibilidade da implantação de novos cursos no UniBH?

Rafael Ciccarini: Claro! Já para 2019 estamos lançando mais 16 cursos nas áreas de Saúde, Comunicação e Design, Engenharia e Tecnologia, além de Gestão. Entre os destaques estão o curso de Comunicação Digital, Música Popular e Gestão de Carreira, Nanotecnologia e Agronomia.

JB: Como será a relação do centro universitário com o Buritis? Novos eventos estão programados?

Rafael Ciccarini: A relação com o Buritis é um dos pontos mais importantes no nosso plano. Desde sempre, o UniBH se preocupa com uma interação saudável com a região. E, na nossa administração, pretendemos crescer essa interação fazendo com que a comunidade, cada dia mais, possa aproveitar o nosso campus como parte de suas casas. Sobre eventos, já estamos negociando novas atrações e atividades gratuitas e, em breve, traremos novidades.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880