Belo Horizonte, quinta-feira, 30 DE junho DE 2022
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

JB CONVIDA A CELEBRAR O DIA DO ABRAÇO


Publicado em 10/05/2022

             Muitas pessoas costumam brincar dizendo que no Brasil “existe uma data comemorativa para qualquer coisa”. Talvez, por esta razão, a maioria destas datas, possivelmente consideradas como fúteis, acabem passando despercebidas no nosso dia a dia. No entanto, este mesmo dia a dia acaba nos mostrando algo diferente. Uma prova é a data que iremos retratar nesta reportagem. No dia 22 de maio se celebra o Dia do Abraço. Isto mesmo, o abraço tem um dia só dele. Mas, se antes muitos de nós enxergávamos este gesto como simples, normal e corriqueiro, após o obrigatório isolamento social nos imposto pela pandemia pudemos reconhecer o seu grande valor, para não dizer inestimável. “Como é bom dar um abraço em quem a gente gosta”!

              Tem coisa mais gostosa que receber ou dar um abraço? Ele é sempre bem-vindo quando estamos felizes, tristes, estressados, com raiva, se sentindo solitário, inseguro, com medo, com saudade. Sabemos que o abraço é uma forma de afeto, que é muito importante desde bebê para o crescimento de uma criança saudável. Estudos mostram que aquelas que sofreram privação emocional na infância, ao crescerem, desenvolveram uma série de problemas psicológicos e emocionais, interferindo consequentemente no seu cognitivo. De tão benéfico, foi criado o “método mãe canguru” ou “contato pele a pele”, para manter pais e bebês prematuros juntos, contribuindo com a estabilidade térmica, a normalização dos sinais vitais do recém-nascido e a criação de vínculo afetivo, a partir do contato precoce com a pele da mãe ou do pai.

               Moradora na Avenida Deputado Cristovam Chiaradia, a psicóloga e neuropsicológica, Fabiana Gomes, revela que estudos apontam que o abraço promove o bem-estar, diminui riscos de estresse, da depressão e da ansiedade. Também pode reduzir os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar as pessoas a enfrentar os problemas que surgem e também aquelas que têm dificuldade em se expressar.

              “Quem nunca disse algumas frases dessas sem verbalizar, apenas se comunicando com um abraço: estou com você, conte comigo, vai ficar tudo bem, confie em mim, te amo, me desculpa. Abraçar alguém também relaxa os músculos, ajudando a liberar e diminuir a tensão no corpo, deixando-nos mais calmos e relaxados”.

               Fabiana explica que todos esses benefícios acontecem porque ao recebermos ou darmos um abraço liberamos oxitocina, o hormônio do amor e da felicidade. Acontece também a redução dos níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, pois este em grande quantidade é prejudicial à saúde, o estímulo à liberação de dopamina, o hormônio do prazer, e serotonina, o hormônio do bem-estar, amplamente associado ao bom humor.

                “O abraço nos oferece a sensação de segurança, nos proporcionando proteção, diminuindo nossos medos e preocupações, nos faz sentirmos amados, conectados, ajuda a criar empatia e compreensão nos relacionamentos, estreitando os vínculos afetivos. Portanto, aproveite este dia para abraçar quem você ama, quem precisa de um conforto, de um carinho, e não esqueça que cultivar bons relacionamentos e muitos abraços é ótimo para a saúde”, finaliza.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880