Belo Horizonte, quinta-feira, 13 DE novembro DE 2025
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

IRRESPONSÁVEIS TRANSFORMAM RUAS DO BURITIS EM PISTAS DE CORRIDA


Publicado em 07/10/2025

           A paciência do morador do Buritis chegou ao fim com os constantes casos de "rachas" e não respeito ao limite de velocidade por parte de alguns motoristas nas ruas do bairro. Além do abuso da velocidade, os irresponsáveis ainda se utilizam de carros tunados para gerar um barulho infernal que invade as madrugadas.

          Morador na Avenida Christóvam Chiaradia, André Melo não suporta mais ter de conviver com a situação. Segundo ele, essas ações começaram na época da pandemia, quando as ruas estavam quase desertas e os motoristas aproveitavam para abusar da velocidade e transformar a via em uma "pista de corrida". Contudo, nem com a volta da normalidade, eles pararam com as ações.

         De acordo com André, os carros aceleram por toda a avenida e continuam pela Rua Moisés Kalil, que dá acesso ao Anel Rodoviário.

        "Eles fazem pega ou mesmo aceleram com escapamentos muito barulhentos, muitas vezes parecem som de tiros. Perdi as contas de quantas vezes acordei assustado de madrugada. Fico imaginando como deve ser nas casas que têm idosos ou autistas. Um tormento".

         André informa que, por diversas vezes, entrou em contato com a Polícia Militar, no entanto, as informações que lhe são solicitadas são impossíveis de repassar.

         "Pedem placa, modelo do veículo. Eles passam aqui a uma velocidade que é impossível fazer essas identificações. Acredito que se os policiais ficassem aguardando no posto que fica no encontro das ruas, iriam flagrar os autores".

         Moradora na Rua Juruena, Mariana Gonçalves também sofre com a situação já há alguns anos. Ela conta que, por se tratar de uma rua íngreme, de forte descida e mão única, a via se tornou o lugar ideal para esta prática ilegal.

        "É a madrugada toda. Começa por volta das 2h30 e vai até às 5h. A madrugada entre sexta e sábado então, é uma coisa horrorosa! É carro acelerando o tempo todo e freadas bruscas. E são carros muito potentes. O tempo todo a gente acorda assustado. Não consegue descansar, ficar tranquilo, ter um sono de qualidade".

         Mariana cobra maior fiscalização das forças de segurança pública, como única forma de coibir a ação destes infratores.

         "Eu acho que é o mínimo que deve ter. Para uma lei ser cumprida, tem que ter fiscalização. E o bairro não tem. Não passa um carro de polícia na minha rua. O Buritis vem crescendo, isso é muito bom, mas a gente precisa que a segurança acompanhe esse crescimento. A gente se vê realmente contando com Deus, porque com a segurança pública, com o poder público, pelo jeito, nada".

          A moradora reforça ainda que, caso esta atitude das autoridades não ocorra de forma imediata, em breve, teremos uma terrível notícia no bairro.

         "É uma tragédia anunciada. Algum dia você pode estar atravessando um cruzamento de madrugada, cumprindo as leis de trânsito, vem um maluco desse fazendo esse tipo de coisa, racha, pega, sei lá o nome que se dá a isso em uma via pública, e você vai ser uma vítima. Espero que o poder público faça mesmo a sua parte".

Forças de segurança garantem que estão atuando

           Comandante do policiamento militar do Setor Buritis, Tenente Moysés informa que, além de intensificar as operações para prevenir e combater crimes de trânsito no bairro, a PM está realizando ações de inteligência e operações pontuais, com o objetivo de identificar os autores e coibir essas práticas.

          E esta ação ostensiva já começou a dar frutos. Na madrugada do dia 3/10, com o auxílio de um militar veterano, um autor de abuso de velocidade no bairro foi detido pela Polícia Militar.

         "Após ser preso, o individuo alegou que alugava o carro para fazer passeios no bairro e estrear a potência do veículo. Outros autores também já haviam sido identificados e as informações foram passadas à Polícia Civil. A investigação irá tramitar e depois ir para o Ministério Público".

            Em contato com o delegado responsável pela Delegacia de Polícia Civil do Buritis, Flávio Grossi confirmou o recebimento das informações e que "as apurações iniciais já estão sendo feitas".

Vereador também está fazendo sua parte

          Vereador, morador no Buritis, Braulio Lara já foi procurado por moradores em seu gabinete para relatar a situação. A maioria sugere a instalação de quebra-molas nessas ruas que estão sendo mais utilizadas para os "rachas". 

          Atendendo à solicitação, já está em tramitação dentro do gabinete do vereador, o pedido para um estudo técnico na BHTrans, para ver a viabilidade da implantação desses redutores de velocidade.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880