Belo Horizonte, sexta-feira, 26 DE abril DE 2019
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO UNIBH: MAIS UM PRIVILÉGIO DO BURITIS


        Nos últimos tempos, os meses do ano, acompanhados de cores, têm sido usados como forma de divulgar e romover importantes causas. Em meio a esse calendário de cores, temos uma campanha muito especial acontecendo neste mês: o Abril Laranja, escolhido para combater a crueldade contra animais.

        Os maus tratos contra os animais são um comportamento que deve ser abolido em todas as circunstâncias. No Buritis, além de muitos protetores voluntários, temos um grande trabalho institucional em prol dos animais. O Hospital Veterinário do UniBH presta importantes atendimentos sociais aos bichinhos. O maior exemplo foi no mês de janeiro, quando os animais resgatados na tragédia de Brumadinho foram acolhidos e medicados pelo hospital.

        O Hospital Veterinário do UniBH, instalado no campus Buritis, possui uma estrutura completa, com mais de 2500 m2, e capaz de atender cães, gatos, equinos, bovinos e demais espécies animais. Conta com ambulatórios clínicos, blocos cirúrgicos, baias, salas de cirurgia para animais de pequeno e grande porte, além de UTI veterinária para animais extremamente debilitados. "Temos uma estrutura fantástica aqui. Nossos alunos encontram no curso todos os equipamentos necessários para uma formação de excelência. A viabilidade do atendimento dos animais de Brumadinho, por exemplo, deve-se a tudo isso, além da boa localização do Buritis", explica Bruno Antunes Soares, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniBH.

        Desde que foi inaugurado, em 2017, o hospital universitário tem prestado um grande atendimento à população, especialmente aos moradores do Buritis, que têm o privilégio de contar com o serviço tão próximo de casa. Os animais recebem um acolhimento altamente capacitado e os custos são muito abaixo dos cobrados em clínicas particulares. Bruno esclarece que "são valores cobrados apenas para cobrir os gastos de medicamentos e outros produtos, em média R$70. Ressaltando que não se trata de um atendimento feito por um estudante inexperiente. Todos os animais são atendidos sob orientação/inspeção do médico veterinário responsável, ou seja, eles não passam por qualquer risco. Pelo contrário, receberão atendimento de uma grande equipe".

        O Hospital Veterinário do UniBH atende, em média, 250 animais por mês, sendo 20% deste montante, animais de grande porte como equinos e bovinos. 

Projetos sociais

        O trabalho em favor das vítimas de Brumadinho foi apenas um dos projetos sociais desenvolvidos pelo curso de Medicina Veterinária do UniBH. Frequentemente, são realizadas atividades de forma voluntária no hospital, como o atendimento de cães e gatos encaminhados por ONGs cadastradas, o Projeto Carroceiro, que atende cavalos de carroça, e o Projeto Avicultura Caipira, com atendimento de aves de pequenos produtores. "Com isso, nossos acadêmicos assumem uma postura reflexiva diante das questões sociais e são proativos e rápidos para ajudar na resolução de problemas prementes", exalta Bruno.

        A campanha Abril Laranja foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a causa, promover ações de conscientização e prevenir a crueldade contra o animal. No Brasil, a prática de maus tratos a animais é crime, previsto no Artigo 32 da Lei
Federal nº. 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais. A pena para quem impõe sofrimento a algum animal é de três meses a um ano de prisão,
além de multa.

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX