Belo Horizonte, sábado, 24 DE fevereiro DE 2024
O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

HOSPITAL DE OLHOS DR. RICARDO GUIMARÃES COMPLETA 4 DÉCADAS


Publicado em 07/11/2023

           "Estou com um problema nos olhos ou na visão. Onde ir? Em ambos os casos, procure o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães (HOlhos) ali no Vila da Serra". Quando pensamos em um atendimento e logo um determinado nome vem à mente, este é o maior sinal da competência que se pode alcançar. Chegar aos 40 anos de fundação com todo este respaldo na bagagem, enche de orgulho não apenas seu idealizador, mas todos que contribuíram, e contribuem, para que o hospital se tornasse esta referência na área da oftalmologia.

             Sempre à frente do seu tempo, Dr. Ricardo Guimarães nunca poupou esforços para desenvolver as melhores técnicas no atendimento. Esta excelência no serviço, consequentemente, gerou uma grande procura por parte dos pacientes, não apenas de Belo Horizonte, mas de todos os cantos do Brasil e até do exterior. Assim, quando a clínica na Avenida Brasil, primeira do oftalmologista ocupando uma casa enorme, ficou pequena para tamanha demanda, e com uma grande "visão" de empreendedor, Dr. Ricardo, lá no final da década de 80, viu que não era apenas hora de aumentar o espaço de atendimento, mas, sim, criar um hospital onde pudessem ser realizados os mais diversos procedimentos na sua área de atuação.

              Em 1990, o HOlhos mudou de lugar. O local escolhido? Uma área vocacionada para hospitais onde só havia o Biocor no bairro Vila da Serra na antiga Avenida 6 Pistas. No entanto, mais uma vez a visão futurista entrou em cena e, hoje, aquela área deserta se transformou em um polo da saúde em nossa capital. Em seguida vieram outros hospitais, como a Maternidade Vila da Serra, Oncoclinicas e mais recentemente o Hospital Copa D’Or, criando a maior concentração de hospitais privados de Minas Gerais.

               Mais que a estrutura física, o HOlhos cresceu no atendimento. Atualmente, 24 médicos trabalham diariamente no hospital. São procedimentos em todas as áreas da oftalmologia. Desde um simples exame de vista à mais complexa intervenção. O hospital possui capacidade para mais de três mil atendimentos mensais e 500 cirurgias.

              “Minha esposa, Marcia Guimarães, e eu realizamos nosso pós-doutorado inicialmente na França, em Strasbourg e Paris, onde pudemos vivenciar o sistema de saúde socializado europeu e participar de relevantes pesquisas. Em seguida fomos para Londres e finalizamos com um ano em Washington, nos Estados Unidos, onde tivemos contato com a alta tecnologia da medicina americana. Foi uma sequência muito enriquecedora que nos permitiu agregar o melhor dos dois mundos: a visão europeia, onde a medicina é mais socializada, e a sofisticação tecnológica americana”.

Pioneirismo em cirurgias refrativa e de catarata

             O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães foi pioneiro na área de cirurgia refrativa, desenvolvendo novas técnicas e se tornando referência mundial. Além de pioneiros, foram protagonistas na criação da cirurgia lamelar sem sutura, um avanço revolucionário na correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

             “Também lideramos inovações em cirurgia de catarata, que junto com a refrativa, fazem parte das cirurgias do segmento anterior do olho. Essas técnicas pioneiras do nosso hospital também beneficiaram o tratamento cirúrgico de glaucoma e transplante de córnea. Por essa excelência e protagonismo na oftalmologia, recebemos diariamente pacientes do Brasil e do mundo em busca de nosso atendimento”.

Pacientes confirmam o atendimento diferenciado

               Gleidson Franco, profissional de marketing, é um dos muitos pacientes que tiveram excelentes resultados com o tratamento realizado no Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães. Ele relata que convivia há anos com glaucoma e já estava cansado da rotina diária de pingar colírio, muitas vezes esquecendo-se da aplicação. Após um ano sem consulta com o oftalmologista, um vizinho do bairro Buritis indicou o HOlhos. Não poderia ter recebido melhor recomendação.

               No HOlhos, Gleidson marcou consulta com o especialista em glaucoma e ficou muito satisfeito. Além de explicar detalhadamente sobre a doença, o médico realizou em um único dia a consulta, exames e diagnóstico. Apresentou ainda um procedimento cirúrgico a laser que eliminaria o uso de colírios por longo período. Já se passaram 5 meses desde a cirurgia e Gleidson não precisa mais de colírios, com a pressão ocular controlada. Ele ficou muito feliz com toda a jornada no hospital e já indicou o atendimento para amigos e familiares.

Mais atuações

               Além do atendimento clínico de excelência, o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães também se destaca por suas iniciativas em pesquisa. Em parceria com a UFMG, o hospital abriga desde 2009 o LAPAN (Laboratório de Pesquisa Aplicada a Neurovisão), um dos poucos laboratórios universitários fora do campus.

              O LAPAN desenvolve teses, dissertações, trabalhos científicos e cursos na área de Neurovisão, incluindo uma pós-graduação oferecida anualmente aos alunos da UFMG. Este ano, receberá a visita de um professor de neurociências da Austrália para um período de pesquisa conjunta.

              Buscando contribuir para o bem-estar social, o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães criou em 1986 a Fundação HOlhos. A instituição atua nas áreas de educação, pesquisa e capacitação profissional, disseminando conhecimento sobre Neurovisão e déficits de aprendizagem.

              De acordo com a Dra. Marcia Guimarães, muitas vezes a dificuldade de aprendizado da criança na escola não está relacionada a deficiência intelectual, e sim a problemas neurovisuais que prejudicam a leitura e interpretação. No entanto, a própria criança não consegue identificar essa questão.

              A Fundação já capacitou mais de 6 mil profissionais da Saúde e Educação em todo o Brasil para realizarem o diagnóstico precoce e realizarem uma intervenção inicial de baixo custo para ajudar a criança e quando necessário saber encaminhar a criança para o tratamento adequado, contribuindo para seu desenvolvimento e aprendizado.

              O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães fica localizado à Rua da Paisagem, 220, Vila da Serra. Atendimento de segunda a sexta, das 8hs às 18hs. Telefone de contato: (31) 3289-2000 e WhatsApp (31) 9 9821-9992. Saiba mais  pelo site www.holhos.com.br.

                Siga ainda todas as novidades do hospital pelo site holhos.com.br, Instagram @hospitaldeolhosrg e no YouTube.

 

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

CONTATO

(31) 2127-2428 / (31) 99128-6880
Av. Prof. Mário Werneck, 1360, Lj 401 F, 4º andar, Shopping Paragem, Bairro Buritis - BH/MG
CEP30455-610 E-mail contato@jornaldoburitis.com.br

       
© 2018 Jornal do Buritis. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX

(31) 99128-6880